Morre o empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia

 

Samuel Klein. Foto: Casas Bahia
Samuel Klein. Foto: Casas Bahia

Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos. Klein estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein há 15 dias e morreu de insuficiência respiratória durante esta madrugada O velório acontece no Cemitério Israelita, no Butantã, e o enterro está marcado para às 14h. 

A Via Varejo, empresa fundada em 2010 após a fusão da Casas Bahia e do Pontofrio, confirmou a morte de Klein em nota na manhã desta segunda. 

Trajetória

Samuel Klein nasceu em Lublin, na Polônia, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu.

Em 1944, aproveitando-se de uma distração dos guardas, Samuel sumiu no mato a caminho da Alemanha, conseguiu fugir, permanecendo na Polônia até acabar a guerra. Em seguida foi para Munique, na Alemanha, em busca do pai. Em território germânico, Samuel fez de tudo para ganhar a vida vendendo produtos para as tropas aliadas. Em cinco anos juntou algum dinheiro e casou-se com uma jovem alemã, de nome Ana. Em 1951, Samuel decidiu aventurar-se para a América do Sul. Primeiro, foi para a Bolívia, mas ao deparar-se com o país em plena guerra civil, rapidamente mudou o rumo e chegou no ano seguinte ao Brasil, onde, depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, viajou para São Paulo, instalando-se em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, com a mulher e o filho de um ano.

Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.

Cinco anos depois, em 1957, comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística.

No endereço de número 567, da Avenida Conde Francisco Matarazzo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. Dali em diante, a loja cresceu, tornando-se uma das maiores varejistas do País.

Veja nota da Via Varejo:

“Com seu espírito empreendedor, criou os alicerces sólidos de uma companhia e foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento do varejo brasileiro. Foi a visão e o pioneirismo de Samuel Klein na oferta de crédito às camadas populares da população que possibilitou a realização dos sonhos de milhões de famílias brasileiras. A melhor forma de honrarmos seu legado empreendedor é continuar crescendo e realizando os sonhos de nossos clientes e colaboradores. A Via Varejo e todos os seus funcionários expressam neste momento seu sentimento de pesar e agradecem ao Sr. Samuel Klein pela sua importante contribuição.”


Comments

Uma resposta para “Morre o empresário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia”

  1. Avatar de fabio g de souza
    fabio g de souza

    Declaro não gostei pq fico MT triste em saber q perdemos essa pessoa tao espécia q para mim q sou colaborador da empresa saber q hoje dia 20-11-2014 se despedirem os dessa pessoa q só me ver as coisas da vida pelos seus livros q li só me faz ver tudo com vontade de vencer excelência de ser uma no q minha nota sempre foi 10 ou talvez nem teria nota máxima para dar a esse ser uma no sr Samuel lamento nunca ter te conhecido q o sr deus tenha para VC um bom lugar pq sabemos o senhor ajudou nesta vida matas pessoas adeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.