Haddad pede mediação do Ministério Público para evitar violência entre manifestantes e a polícia

Foto: Fernando Pereira/ Fotos Públicas (26/05/2015)
Foto: Fernando Pereira/ Fotos Públicas (26/05/2015)

O prefeito Fernando Haddad solicitou a mediação do Ministério Público Estadual para garantir que a manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem, programada para acontecer na tarde desta terça-feira (12), ocorra sem violência. Haddad conversou com o secretário de Estado da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, que concordou com a participação da Promotoria.

Na manifestação anterior houve inúmeros registros de truculência por parte da Polícia Militar. O coletivo Jornalistas Livres, inclusive, divulgou um vídeo em que flagra um agente colocando um explosivo dentro da mochila de um manifestante detido, forjando evidências contra ele. O secretário municipal de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, e o controlador-geral do município, Roberto Porto, fizeram um requerimento de mediação ao Ministério Público.

“O MP entendeu que era uma atribuição sua auxiliar na mediação de um conflito desnecessário. Toda manifestação tem que acontecer dentro das regras democráticas”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

 Segundo nota da Prefeitura, a Promotoria se comprometeu a conversar com o comando da Polícia Militar e com lideranças do Movimento Passe Livre para estabelecer um entendimento que possa ser respeitado entre as duas partes, com acompanhamento do Ministério Público.

 “Todo mundo concorda que a liberdade deve ser garantida, e a paz e a liberdade de expressão têm que ser preservadas. Penso que o gesto da Prefeitura, de buscar junto ao secretário de Segurança Pública e ao Ministério Público alguém que promova a mediação e respeite a cidade é um gesto inédito desde 2013. O Ministério Público está aí para garantir esse tipo de causa”, concluiu o prefeito.

 


Comments

2 respostas para “Haddad pede mediação do Ministério Público para evitar violência entre manifestantes e a polícia”

  1. Avatar de Welbi Maia Brito
    Welbi Maia Brito

    Haddad está fazendo demagogia. Nos protestos de 2013 quando os mesmos manifestantes quebraram a prefeitura ele se queixou que a polícia não agiu. Agora reclama que ela está agindo. Todos os protestos do MPL terminam em confusão. Vandalismo é crime e não pode ser tolerado. Foram eles também que comandaram as invasões das escolas que causaram um prejuízo de R$ 2 milhões aos cofres públicos.

  2. A pergunta que não quer calar diante dessa atitude aparentemente benígna do prefeito: vão cancelar o aumento da passagem? Porque é isso o que interessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.