Uma semana depois da violenta repressão policial à manifestação de professores no Paraná, o secretário da Educação, Fernando Xavier Ferreira, pediu demissão por “questões pessoais”.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a saída foi acertada com o governador Beto Richa (PSDB). O secretário não teria promovido a necessária interlocução com os professores.
Na ocasião do protesto, deputados votavam uma mudança na previdência dos servidores públicos. Professores lideraram uma manifestação em frente à Assembleia, que, graças à ação truculenta da Polícia Militar, terminou com cerca de 180 feridos.
Xavier assumiu o cargo no início deste ano, sem experiência na área de educação. Antes disso, foi presidente da Telefônica e da Telebrás, e professor no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná.
Quem assume a secretaria é a atual superintendente e professora da rede pública Ana Seres.
A Secretaria de Educação do Paraná soltou nota oficial em sua página de Facebook:
Ana Seres Trento Comin é a nova secretária da Educação
O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (06) a professora Ana Seres Trento Comin como a nova secretária da Educação do Paraná. Ela substituirá a Fernando Xavier Ferreira, que pediu para sair do comando da pasta por questões pessoais.
“A nossa determinação é manter os avanços na educação e, principalmente, o diálogo. Esse é um momento delicado, que requer equilíbrio e integração com os professores”, disse o governador. Richa destacou os avanços dos últimos anos na educação, como a contratação de 23 mil professores e o reajuste de 60% nos salários.
Formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ana Seres lecionou na escola pública por 40 anos. Aposentada, atuou como chefe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco e superintendente da Secretaria de Educação. “Conheço a realidade da educação de todo o estado. Assumo essa função com a responsabilidade de melhorar os indicadores da educação e valorizar ainda mais os servidores”, disse.
A nova secretária pediu voto de confiança e fez um apelo aos profissionais da educação. “Quero contar com a confiança de todos os professores, alunos e pais do Paraná. Vamos trabalhar com integração e diálogo para mostrar que é possível, não apenas sonhar, mas também executar um ensino de qualidade”, afirmou.
Ela agradeceu ao governador pela oportunidade e reafirmou que o retorno imediato das aulas é fundamental para o cumprimento do ano letivo. “Quero colocar em prática o que eu aprendi com os professores dentro das salas de aula”. Ana Seres tem ainda mestrado em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa.
Deixe um comentário