O que os turcos têm que os brasileiros não têm?

Soldados se rendem após tentativa de golpe. Foto: Reprodução/CNN
Soldados se rendem após tentativa de golpe. Foto: Reprodução/CNN

O golpe turco era muito mais ameaçador que o brasileiro.

O golpe turco veio com tanques nas ruas, helicópteros sobrevoando a capital, militares ocupando o aeroporto e a TV estatal.

Estava se desenrolando um golpe de estado clássico, provocando temor na Turquia e nos países vizinhos.

A democracia estava sendo ameaçada por um grupo de militares, sem que se soubesse a sua extensão.

Até mesmo o poderoso Putin absteve-se de dizer alguma coisa, à espera dos desdobramentos.

Analistas já preparavam arrazoados acerca do futuro do mundo se o governo democrático de Erdogan caísse.

Teoricamente acuado, Erdogan lançou um comunciado nas redes sociais ao povo turco: vão para as ruas.

Parecia loucura. Na rua estavam os tanques, os soldados em uniformes de guerra, apoiados por helicópteros.

No entanto, o povo atendeu ao apelo de seu presidente. As pessoas foram às ruas armados somente com seus celulares.

Ao contrário do esperado, os civis não foram metralhados pelos revoltosos. O que se viu foram cenas inéditas, pessoas barrando o avanço dos tanques porque não havia espaço na avenida para o tanque passar e pedindo, sem violência, que os tanques voltassem.

Foi inédito porque nem os tanques dispararam nem os civis os apedrejaram.

As ruas foram invadidas por carros abertos nos quais os passageiros carregavam orgulhosamente bandeiras nacionais. Soldados começaram a ser presos por policiais. A TV estatal e o aeroporto foram desocupados.

Não foi um movimento totalmente sem sangue, algumas mortes foram contabilizadas. 

Quem assistiu aos acontecimentos pelas TVs da Europa deve ter ficado estupefato: como é que o povo turco aborta um golpe sob ameaça de armas e o povo brasileiro não consegue abortar um golpe sem tanques, sem helicópteros e sem soldados, comandado por um grupo de políticos decadentes e fichas-sujas?

O que os turcos têm que os brasileiros não têm?

 


Comments

9 respostas para “O que os turcos têm que os brasileiros não têm?”

  1. Avatar de Alice Branco
    Alice Branco

    Mas, parece até que foi um tipo de teatro. Não vejam só o que a grande mídia quer mostrar. Soldados armados até os dentes não se rendem assim – isso é fantasia. Algum acordo de bastidores que interessava aos dois lados, nenhum deles democráticos.

  2. Avatar de Garru João Luiz Garrucino
    Garru João Luiz Garrucino

    GENTE DA ESQUERDA DEFENDENDO O DITADOR ERDOGAN DA TURQUIA REPRIMINDO MINORIAS E PERSEGUINDO A ESQUERDA E ACABANDO COM A DEMOCRACIA E O ESTADO LAICO NO PÁIS ? COMO PODE ISTO ? ESTÃO VIAJANDO NA MAIONESE.

    Vi hoje alguns supostos esquerdistas alienados ou nada conscientes quanto a democracia de fato, pois misturam as bolas, comparando a situação do Brasil com a Turquia, quando são completamente diferentes e resolvi agora copiar diversos comentários do Jorge Silveira que achei certeiros, ótimos, curtos e na mosca servindo para a tomada de consciência de tais esquerdas festivas ou burras.

    Como ele alerta o Erdogan desde que foi eleito virou um ditador e caminha na direção de uma ditadura fundamentalista islâmica perseguindo minorias e a esquerda e acabando com o Estado laico e os dois únicos setores que ainda conseguiam segurar isto eram os militares e o judiciário e há suspeitas inclusive de que esta suposta tentativa de golpe possa ter sido articulada pelo próprio ditador como forma agora de endurecer o regime e acabar de perseguir ou eliminar os militares e o judiciário e vimos que hoje já demitiu quase três mil juízes.

    Enquanto lá o povo saiu as ruas porque o ditador controla as mídias ou a informação explorando o fundamentalismo islâmico a caminho de uma ditadura, no Brasil ao contrário os que deram o golpe é que controlam as mídias ou a informação e devido a isto o povo vem sendo manipulado e não acordou ainda quanto a sair as ruas e defender a democracia ou lutarem contra o golpe.

    Então muito pelo contrário na Turquia os militares sim tentavam restabelecer a democracia assim como no Egito o povo pediu ajuda aos militares para botinar estes malucos fundamentalistas islâmicos querendo impor uma ditadura.

    Então eu torcia e torço para que os militares finalmente expulsem estes ditadores da Turquia.

    E diante do crescimento de um fundamentalismo evangélico no Brasil, misturando religião com política, e invadindo as ruas, praças e estádios, lembrando as milícias do Hitler querendo intimidar e mostrar força para ganharem mais adeptos, além de invadirem rádios e tvs., fazendo propaganda ideologia e eleitoral, afora empresas, partidos e governos, claramente com um projeto de chegada ao poder para imporem as suas crenças a todos e nos recuando ao oriente médio ou idade média, ameaçando a democracia e a liberdade, os direitos civis e humanos, e o Estado laico, falta muito pouco para precisarmos aqui também de uma intervenção militar para acabar com esta zona ou desvirtuamento da democracia no Brasil, como no oriente médio e na Turquia.

    Eu defendo uma intervenção militar se esta gente chegar ao governo ou conseguirem maioria em defesa da democracia e da liberdade.
    Como bem explicou o amigo adiante democracia não apenas eleição mas tem que ter instituições fortes para garantir as liberdades individuais e as minorias, os direitos civis, e o Estado laico.

    É tolice achar que somente porque temos eleições temos democracia, ou achar que somente porque foi eleito pode tentar virar ditador, como Hitler fez, e o Erdogan fez.

    Vamos aos comentários brilhantes e conscientes e lúcidos do Jorge Silveira :
    Jorge Silveira
    38 min · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    O grande democrata eleito pelo povo soberano turco após controlar todas as instituições do país (tudo ironia até aqui) acaba de pedir pena de morte para conspiradores (todos militares oposicionistas, líderes de oposição de esquerda e outros líderes seculares ). Governo turco denuncia apoio norte-americano à tentativa de golpe, dá um ultimato de extradição do clérigo de oposição asilado nos EUA, destituição de mais de 2500 juízes seculares onde vai fazer uma limpa e colocar gente (leia-se religiosos) favoráveis ao regime e já pedem o fechamento da base militar norte-americana. Descontentamento com a OTAN é bem forte no governo.
    Jorge Silveira
    32 min · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Hahaha Globo mudou de lado após as acusações do governo turco aos EUA e OTAN
    Jorge Silveira
    5 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Após elogio de esquerdistas brasileiros ao Erdogan “eleito” pelo povo. Silas Malafaia ou Marcos Feliciano vão se lançar candidato à presidência e acabar com o E…
    Jorge Silveira
    4 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Prenderam Erdogan? Ele q é o golpista. Se autoperpetua no poder há 13 anos usando manobras espúrias. Governo corrupto, autoritário que flerta com o fascismo. N…
    Jorge Silveira
    6 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Com o livro de Runciman q usei na disciplina eletiva q ministrei sobre Império Otomano e sobre sua secularização….agora presenciamos o movimento inverso.
    Jorge Silveira
    6 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Vem cá a esquerda emburreceu de vez? Traumatizados com o golpe de Temer? Iludidos com a democracia burguesa? Não aprenderam ainda? Se Bolsonaro ou Silas Malafaia fossem eleitos imporiam o q quisessem diante desses burros e cagões q se acham de esquerda.
    Jorge Silveira
    6 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Com a esquerda q temos quem precisa de direita? Allahu akbar !!!!
    Jorge Silveira
    6 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Que falta faz a dialética e análise marxistas. Povo fazendo análise linear é dose….E sem conhecer história e situação social, cultural e política vc faz conversa de boteco.
    Jorge Silveira
    7 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Quem defende Erdogan é tão criminoso quanto ele. Vão pra puta q pariu “esquerda” burra. Enchi o saco. Esquerda q defende fundamentalistas islâmicos e aliado dos norte-americanos… Tá explicado pq estamos nessa merda. Ainda falam mal do PT e suas alianças…
    Jorge Silveira
    7 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Não existe mais democracia na Turquia desde o primeiro mandato de Erdogan. É apenas aparência. As duas últimas instituições q ele não controlava era o exército e o judiciário. E é com isso q ele vai acabar agora.
    Jorge Silveira
    7 h · Canoas, Rio Grande do Sul ·
    Democracia não é só eleição. Tem q funcionar como tal e ter instituições q garantam liberdades civis e políticas. Não é o caso na Turquia. O judiciário laico está sendo destituído messe momento.
    Jorge Silveira
    22 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Lembrando do golpe militar de 25 de abril de 1974 em q o exército português derrubou o regime autoritário salazarista e abriu caminho para a democracia. Chamad…
    Jorge Silveira
    20 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Sério q tem gente q acredita Erdogan representa a democracia ? Com Erdogan e seus fanáticos religiosos destruindo a Constituição? Com sua política ambígua junt…
    Jorge Silveira
    19 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Situação no mínimo estranha. Se o golpe abortar e Erdogan sair fortalecido a Turquia será o próximo país com regime islâmico a aplicar a sharia com seus fundame…
    Jorge Silveira
    11 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Erdogan foi eleito. Hitler também.
    Jorge Silveira
    5 h ·
    Preparando o golpe contra o golpe…e a islamização do país. Adeus Estado laico.

    Alberi Petersen
    9 h ·
    Olha aí o Erdogan implodindo o Judiciário e o Exército, que foi quem sustentou a Turquia Moderna desde Atatürk, e vcs que se dizem de esquerda aplaudindo, kkkk!
    Jorge Silveira
    8 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Parte da esquerda brasileira comemorando a derrota do golpe turco. Não devemos defender um governo autoritário, corrupto e aliado de fundamentalistas como o de Erdogan que manipula instituições e reprime a esquerda turca desde 2003.
    Jorge Silveira
    10 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Em 13 anos de governos de Erdogan a polícia teve triplicado seus efetivos e se instalou verdadeiro regime policial com aumento de repressões e espionagem (a inteligência turca é a mais atuante na Europa).
    Jorge Silveira
    10 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Cheiro de autogolpe no ar turco….
    Jorge Silveira
    10 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Lembram de um “maluco” q foi eleito e quis conquistar o mundo? No começo quase ninguém prestava atenção nele e achavam suas ideias mirabolantes. Hitler era o nome dele. Pois é, sabem qual é uma das propostas de Erdogan o sacrossanto eleito (se foi eleito pode tudo , segundo alguns sábios democratas daqui)? Restaurar o Império Otomano. Adivinhem quem seria o sultão?

    Jorge Silveira
    10 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Em poucas horas o golpe militar turco foi derrubado por homens barbudos cantando Allahu Akbar nas ruas. Viva a democracia! Só que não…com a turminha fundamentalista não tem democracia
    Jorge Silveira
    11 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Governo faz manobras de todo tipo, usando instituições para se manter no poder. Governo é autoritário e corrupto. Se alinha com neoliberais e flerta com fascismo. Se alia a fundamentalistas religiosos. Não é Temer é Erdogan. A diferença é q esse “estilo” se mantém há 13 anos na Turquia.
    Jorge Silveira
    11 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    André Luiz Costa: “queria pontuar que, como não considero o Brasil, no momento, uma democracia, a Turquia de Erdogan também não o é, a despeito das aparências, pois Ergogan manipula as instituições e regras para se manter no poder indefinidamente, e não há esperanças que ele possa ser apeado por vias eleitorais, já que o sistema está todo comprometido. Ele tem o apoio das potências ocidentais (OTAN) e Israel.
    O futuro da Turquia parece sombrio, caminhando para uma Islamização crescente e a deterioração das liberdades individuais. Um golpe tão esquisito e mal-planejado, ao contrário de tantos outros perpetrados pelos militares turcos, que levanta suspeitas e dá espaço a teorias conspiratórias de que tenha sido engendrado pelo próprio Erdogan.
    Erdogan sai muito forte”.
    Jorge Silveira
    11 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Parem de comparar Brasil com Turquia. São situações completamente diferentes. E não sejamos essencialistas ou ingênuos (militar é sempre mau por essência e governo eleito é sempre bom). Se não quisermos ser dialéticos na interpretação da história que pelo menos aprendamos com ela. Hitler foi eleito e usou instituições para ir destruindo a democracia. Militares turcos acusam Erdogan de estar fazendo isso com sua aproximação junto à fundamentalistas islâmicos e perseguição à oposição laica. Aqui os militares não tem a mesma formação politica-cultural q as forças armadas turcas. Estas são laicas e nacionalistas em meio a uma efervescência islâmica, governo corrupto e autoritário. As nossas vivem ainda no tempo da guerra fria (com raras exceções) e os inimigos são os “comunistas”. Na Turquia o inimigo para os militares são os fundamentalistas que Erdogan dá liberdade de ação enquanto reprime oposição secular.
    Jorge Silveira
    20 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Lembram quando os fascistas tomaram o poder na Ucrânia e “esquerdistas” brasileiros saudaram a “revolução popular”?. Agora de novo. Saúdam o “povo” fundamentalista islâmico que se colocou contra o golpe na Turquia…eita!
    Jorge Silveira
    20 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Situação no mínimo estranha. Se o golpe abortar e Erdogan sair fortalecido a Turquia será o próximo país com regime islâmico a aplicar a sharia com seus fundamentalistas religiosos chegando ao poder em torno desse aspirante a ditador (ou sultão como ele mesmo já falou) e fazendo uma limpa nas forças armadas seculares. A OTAN toparia um aliado desses? Ora, claro q sim. Temos o exemplo da Arábia Saudita e sua aliança com norte -americanos para nos lembrar q isso é bem possível.

    Jorge Silveira
    20 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Sério q tem gente q acredita Erdogan representa a democracia ? Com Erdogan e seus fanáticos religiosos destruindo a Constituição? Com sua política ambígua junto ao Daesh? Com seu tráfico de petróleo roubado ilegalmente pelo Daesh no Iraque e na Síria? Com sua imposição de leis religiosas e perseguições à oposição e minorias étnicas? A Turquia está longe de ser país sério com esse arremedo de ditador
    Jorge Silveira
    23 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Lembrando do golpe militar de 25 de abril de 1974 em q o exército português derrubou o regime autoritário salazarista e abriu caminho para a democracia. Chamada de revolução dos cravos. Tb lembrei do caso do golpe militar no Peru do general Bermudez em 1968 q nacionalizou empresas e expulsou norte- americanos e logo a seguir convocou eleições gerais. As situações políticas são complexas e dependem de circunstâncias históricas específicas. Golpe militar pode abrir caminho para a democracia derrubando governos de tendências autoritárias. Depende da formação cultural e ideológica das forças armadas q não são as mesmas em todos os países e nem sempre seguem padrões ocidentais. Boris Fausto, o historiador brasileiro tem um excelente texto introdutório sobre isso em seu estudo clássico sobre o papel dos “tenentes” e dos militares em geral na Revolução de 30.
    Jorge Silveira
    23 h · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Militares turcos insistem q querem a separação de Estado e Religião. Que querem Estado laico. Comitê q assumiu (assumiu?) promete nova Constituição. Fala-se q líderes religiosos e ao menos 17 policiais foram mortos em ataque rebelde perto do Parlamento.
    Jorge Silveira
    Ontem às 21:10 · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Serra deve dar alguma declaração do tipo: o Brasil sempre se deu muito bem com a Turquia e até recebeu de braços abertos os imigrantes turcos tão bem retratados na literatura de Jorge Amado (demonstrando toda sua burrice e ignorância naquele cabeção)
    Jorge Silveira
    Ontem às 21:03 · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    A Turquia é uma potência militar respeitável em termos de armas não-atômicas. Só fica atrás dos EUA, China, Rússia, Inglaterra, França e as duas Coreias.
    Jorge Silveira
    Ontem às 20:32 · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Globo claramente do lado de Erdogan. Seguindo a velha máxima do Brizola se a Globo é a favor eu sou contra hehe
    Jorge Silveira
    Ontem às 19:54 · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    Globonews torcendo contra o golpe e quase sendo a voz oficial de Erdogan no Brasil … hummm tudo muito estranho….
    Jorge Silveira
    Ontem às 19:14 · Porto Alegre, Rio Grande do Sul ·
    O alvo do golpe dos militares turcos é a extrema direita religiosa, segundo a Al Jazheera.

  3. Avatar de César José Hartmann
    César José Hartmann

    A falta que faz um Leonel de Moura Brizola.

  4. Avatar de Maria Lucia Cardoso
    Maria Lucia Cardoso

    Sangue nos olhos e orgulho do seu país. Lá não se fanfarreia, se age. Realmente um povo sem medo.

  5. Avatar de Douglas Bolinelli
    Douglas Bolinelli

    Tem razão! o povo já devia ter invadido há muito tempo essa tal de ESPLANADA DOS TRES PODERES E ESCORRAÇADO COM TODOS ESSES PETRALHAS VAGABUNDOS, COMUNISTAS! JÁ DEVERIA TER ENXOTADO LULADRÃO, DILMANTA E SUA CAMARILHA TODA PRA CASA DO CARALHO.

    1. Avatar de Marco Antonio Rodrigues
      Marco Antonio Rodrigues

      temos que destruir a maldita ma$$$$$$$$$$$$$onaria e seus lambe-botas

      1. leia minha postagem acima. abç solidário

    2. o maçon misógino, analfabeto político pirou o cabeção, nadou de braçada na maionese… vai ler, vai estudar depois vc posta sem relinchar, nem dar coice em cx alta, otário!

    3. UMA REFLEXÃO.

      O IMPÉRIO DO CAOS

      TRABALHADORES! UNI-VOS!

      Somente assim, organizados, vamos conseguir resistir e reverter esse Golpe de Estado

      *****
      Afinal, quem são esses ministros do governo golpista?
      Há infiltração de “judeus” em nossa economia ?!

      “Venho insistindo nesse ponto. Tem gente por aí confundindo o sionismo com os judeus, como se todo judeu fosse sionista. Equívoco.

      O estado de Israel é sionista, uma ideologia filisteísta… usura.

      Sionistas financistas controlam o FED (US) e produzem dolar sem lastro… papel pintado que é gerado fora da relação de produção… para criar o SIstema da Dívida mundial e inclusive a nossa dependência econômica. Já postei alguma coisa sobre isso e principalmente sobre a interferência de Israel no golpe de Estado de 2016, desde o início.

      Confundir sionismo e judaismo é um erro imenso. Ideológico e geopolítico.

      Agora, entender as relações entre o sionismo e a maçonaria… é uma atitude correta. São corporações internacionais muito antigas, que atravessaram todos os modos de produção da humanidade.

      Sião, antiguidade Palestina (judeus e outras tribos), escravismo; maçonaria, idade média, Europa, feudalismo.

      Depois, os grupos se espalharam pelo mundo mas sempre gente da classe dominante e com esse espírito mafioso de grupo, corporativista. Estão pra todo lado. Lyons Club, Rotary Club, Clubes de Paris,Londres,Bruxelas, Pentágono/CIA, Bilderberg, FED, Trilateral…

      Essa gente entrou no modo de produção capitalista como financistas.

      Os Sionistas são donos do FED, o Banco Central dos USA, que não é estatal e sim privado e produz dolar sem lastro e fora da produção. É moeda de circulação que impõe a submissão monetarista através do Sistema da Dívida. Isso desequilibra o modo de produção criando o império do caos… que Lenin chamou Imperialisno, a fase superior (e última) do capitalismo.

      Agora, misoginia maçônica foi o que nos restou….além, claro, do neoliberalismo e da perda de direitos em geral.

      Dilma deveria ter mandado o Exército cercar o Senado, prender todos os senadores golpistas para submetê-los a julgamento popular e criar as condições da transição socialista e a verdadeira Democracia Participativa. Precisávamos que Dilma acionasse um contra-golpe, enquanto ainda estava no comando das Forças Armadas, para reinstituir a legalidade constitucional. Ela poderia ter convocado essas forças e revidar na mesma medida.

      Um contra-golpe armado… mas de esquerda.

      Talvez precisássemos de uma transição assim: “ditadura do proletariado”. Seria melhor do que essa ditadura de direita atual. Com o apoio de todos os movimentos sociais organizados podemos fazer a transição. A luta de classes não é e nunca foi simples.

      O Poder Judiciário garante o conservadorismo e até mesmo a reação, se for o caso…

      O Supremo é a cauda residual da monarquia, herança da República francesa.

      Momentos de transição guardam vestígios do contexto anterior, na dialética das formações sociais. Agora é refletir, ou seja, olhar para trás e agir dialeticamente. Somente assim, organizados, vamos conseguir resistir e reverter esse Golpe de Estado ” Por Joyce Cesar Pires

      https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=275633299457240&id=100010317152467&hc_location=ufi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.