Bodas de Fígaro – Além do mistura e manda

Foto: Divulgação
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É uma ópera? É uma peça?É um musical?  É um casamento? Nada disso. A partir do  texto de Beaumarchais e das músicas da ópera de Mozart, Daniel Herz, o diretor/realizador , faz uma mistura de gêneros, para encenar  esta peça, pela primeira vez, no Brasil. A  mistura está no elenco, jovens e estreantes atores como Tiago Herz, ao lado de veteranos como Ernani Moraes; nos figurinos com elementos atuais, como body e tênis, com os clássicos calções bufantes masculinos.

Leandro Castilho, que encarna Figaro, é  também o diretor musical. Mais uma vez,  mesclar é o elemento que sobressai. E funciona. Os 13 números musicais, criados a partir das composições de Mozart, formam um painel de brasileirice: baião, samba, maracatu. Os instrumentos  formam uma orquestra da qual todos os atores participam: do clássico  piano à viola caipira e todo tipo de  percussão, como os nordestinos triângulo e zabumba. 

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O ator Leandro Castilho em cena – Foto: Divulgação


E no elenco, estreia Tiago Herz, no papel de Querubino, o confuso  e ambicioso jovem criado, que fala, com exclusividade à Brasileiros.

 A história desse projeto:

A Companhia de Teatro Atores de Laura, montou, em 2010, o espetáculo O Barbeiro de Ervilha, para crianças. Tratava-se de uma adaptação brasileira da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini baseado na comédia homônima de Beaumarchais. Anos mais tarde, Castilho compartilhou seu desejo de montar a peça sequência de Beaumarchais, As Bodas de Fígaro, para o teatro adulto, com Herz – dessa vez, com as músicas da opera de Mozart. Daniel, há vinte anos, teve esse projeto – na época, ele faria o papel de Querubino, que hoje eu faço. Juntados os desejos recentes com os antigos, o espetáculo aconteceu.

O que é  montar um texto do século 18?

 R: É afirmar que quando um autor consegue falar sobre o ser humano diretamente para o ser humano a obra se torna eterna e fundamental. É também um exercício fascinante, pois o formato do texto é para um espectador que aguentava ficar no teatro durante quatro horas assistindo à um espetáculo sem mexer no celular e acessar à internet: como conseguir o interesse do público.

O que tem de atual?

R: A peça toca em temas como o desejo; a relação que pessoas com poder exercem sobre outras – dentro de um país em que não se dá prestígio aos políticos, onde paira a impunidade. As músicas também dialogam com estilos musicais mais próximos hoje em dia. É extraordinário o trabalho de Leandro Castilho: o público se vê diante de Mozart e aceita a música com prazer.

O que é trabalhar com um elenco de veteranos?

R: Acredito que o encontro de gerações carrega uma imensa potência criadora. Os veteranos trazem consigo a experiência da trajetória, mistura de talento com tempo, e quando isso é agregado ao frescor e ao querer ilimitado da juventude, o resultado é o melhor que a incompletude do ser humano pode oferecer.

 

Trabalhar com o pai?

R: A possibilidade de explorar profundamente a relação pai e filho que, a partir de novos diálogos, reinventa uma união dada com o nascimento. Eu o admiro como profissional, homem e pai.

Uma palavra que define ator:

R: Nesse momento, escolho compreensão.

Uma peça:

 R: “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchekhóv.

Um personagem:

R: Treplev, Konstantin Gavrilovich (“A Gaivota”, de Anton Tchekhóv)

SERVIÇO:

As Bodas de Fígaro

Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema) – Teatro – Rio de Janeiro/RJ

Telefone para informações: (21) 2332-2016

Horário da bilheteria: terça a sexta, das16h às 21h. Sábado, das 15h às 21h.

Domingo, das 15h às 20h.

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Até 08 de fevereiro de 2015.

Dias e horários: Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 20h.

Capacidade: 245 lugares.

Classificação etária: 12 anos.


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