Naquele sábado, dois aeroportos ficaram em evidência. Logo cedo, o presidente João Goulart desembarcou no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Por causa da crise na Marinha, tinha desistido de passar o final de semana em uma de suas fazendas, no Rio Grande do Sul. Do aeroporto, foi direto para o hospital onde estava internado o ministro da Guerra, Jair Dantas Ribeiro, discutir os desdobramentos do motim dos marinheiros.
Às 16 horas, foi a vez do governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, chegar ao aeroporto da cidade de Juiz de Fora. Um dos mais ativos conspiradores civis contra o governo Goulart, Magalhães Pinto promoveu no próprio aeroporto uma reunião para tratar da deposição do presidente. Um dos convocados para o encontro foi o general Olímpio Mourão Filho, comandante de uma divisão do Exército sediada em Juiz de Fora.
Uma hora depois, o governador voou de volta para a capital Belo Horizonte. Ficou acertado que competiria a ele determinar a data de uma “revolução” contra Goulart. “Ouvi tudo em silêncio e não dei palpite. Tenho um plano e não falo mais para não comprometê-lo”, registrou em seu diário o general Mourão Filho.
O plano do general se chamava Operação Popeye, pois, como o personagem do desenho animado, Mourão Filho fumava cachimbo. A ideia era mandar suas tropas para o Rio de Janeiro, ocupar o Ministério da Guerra, e, de lá, deflagrar um movimento armado em todo o País. Em um primeiro momento, contaria com o apoio do general Carlos Luiz Guedes, comandante de uma divisão do Exército sediada em Belo Horizonte.
A Operação Popeye já havia sido reprovada por colegas de farda do general Mourão Filho, o que o deixara irritado ao extremo. O final de semana também previa muitas emoções no Torneio Rio-São Paulo. No Maracanã, tinha Bangu x São Paulo. No domingo, Botafogo x Portuguesa. No Pacaembu, Corinthians x Fluminense no sábado, e Santos x Vasco da Gama no domingo. Esporte popular, o futebol já influenciava comerciais exibidos na tevê, como a propaganda dos pirulitos G-Cracks.
Confira a propaganda dos pirulitos G-Cracks na tevê:
Deixe um comentário