Manual do perfeito midiota – 9

Coluna_Luciano-Martins-Costa-600pixels

O mundo está assombrado com a ameaça de uma pandemia do vírus zika, a presidente da República vai à mídia fazer um pronunciamento e você sai à janela para fazer barulho.

Você não suporta a imagem daquela mulher. Está convencido de que ela é a responsável por todos os seus aborrecimentos e preocupações, inclusive por aqueles cuja gestão cabe ao Estado, ao Município ou até mesmo ao campo da iniciativa privada.

Há um bocado de irracionalidade nesse comportamento, certo?

Acontece que sua mente foi sequestrada por uma lógica perversa alimentada pela imprensa tradicional, segundo a qual o Brasil só vai evoluir no concerto geral das nações quando abandonar toda pretensão de um capitalismo socialmente responsável.

O que há por trás dessa obsessão das grandes empresas de mídia contra a ideologia representada pela aliança que governa o País desde 2003 não é a sucessão de escândalos que alguns de seus integrantes protagonizam. Se a questão fosse corrupção, o criminoso assalto à merenda das crianças nas escolas paulistas estaria bombando no noticiário, certo?

O que a imprensa hegemônica quer é um governo privatista, que faça girar a economia com a oferta de bens públicos no mercado. Para isso, precisa não apenas manter a atual chefe do governo sitiada numa crise política alimentada a manchetes, mas principalmente reduzir as chances de seu mentor, o ex-presidente Lula da Silva, voltar ao Planalto.

Essa é a única agenda que interessa.

Foto: EBC
Foto: EBC

Se você lê jornais e revistas semanais de informação, está supostamente habilitado a interpretar a linguagem jornalística. Ou não?

Consegue perceber, por exemplo, que existe o mundo real, onde nos relacionamos e construímos cultura. Mas esse mundo real, quando distante do indivíduo, tem que ser observado através do ecossistema da comunicação, onde a realidade é redefinida.

Está acompanhando?

Quando a imprensa oferece como abordagem dessa realidade o propósito da compreensão, ela busca versões diversificadas dos fatos. Quando seu interesse é induzir uma interpretação específica, ela impõe uma versão predominante e, para simular certa isenção, coloca lá no pé da página ou na rebarba da reportagem o tal do “outro lado”.

Acontece que a realidade tem muitos “lados”, porque o mundo contemporâneo é muito complexo.

A mídia tradicional do Brasil, assim como as grandes empresas do setor na América Latina, se caracteriza por um excessivo protagonismo, o que transforma a maioria dos veículos em panfletos políticos.

Mas esse processo só funciona se contar com a adesão dos midiotas.

É por isso que você se sente importante quando lê aquele jovem alucinado que virou colunista da Folha, aquele antigo astrólogo que está esperando o novo dilúvio, e tantas figuras patéticas que vociferam diariamente sua pregação fascista contra a diversidade política: eles falam para você, que não consegue pensar coletivamente.

Os governos petistas falharam em consolidar o fenômeno da mobilidade social com um projeto de educação política e emporcalharam o processo democrático com as práticas criminosas para financiamento de campanhas eleitorais.

Mas o que está em curso extrapola a política: é a corrosão do caráter das classes médias urbanas, provocada pela perda do horizonte político coletivo.

Esse é o produto principal dessa cruzada da mídia tradicional.

Para ler: A corrosão do caráter, de Richard Sennett.

 


Comentários

12 respostas para “Manual do perfeito midiota – 9”

  1. Luciano, seu argumento não possui nenhuma relação de causa e consequência, além de distorcer a realidade transformando uma situação real de violência e despreparo policial em higienização social. É a velha estratégia de ver tudo pela luta de classes para dividir.
    Mas respondendo a pergunta, o projeto de poder Bolivariano esta todo descrito nas atas do Foro de São Paulo, é só tirar um tempo para ler.

    1. Avatar de Luciano Martins Costa
      Luciano Martins Costa

      Roger, saia da caixinha. O Foro de São Paulo não é diferente de muitos outros grupos, de todos os matizes ideológicos, que pululam por aí. Lembra quando você tinha medo da Convergência Socialista? São exercícios do pensamento divergente, o que é muito diverso de ficar repetindo mantras do século XIX. Você devia temer muito mais a Opus Dei. Se existe alguma ameaça à democracia no nosso horizonte, ela vem do programa fascista que se esconde por trás de seus heróis da mídia tradicional.

  2. “perda do horizonte político coletivo.”
    mas o que vemos ultimamente é justamente as pessoas mais interessada por política coletiva sim porque se interessa pelos interesses da sociedade, e o tratamento passa pelo indivíduo, o coletivo é feito de indivíduos.

  3. Não vou responder ao seu comentário. Só queria observar que os seus argumentos são uma coletânea das “verdades” tornadas “inquestionáveis” e repetidas pela mídia hegemônica. É exatamente sobre isso que o Luciano Martins Costa escreve. É o processo de cegueira, ou realidade virtual ou de midiotização criado pelas poucas famiglias que controlam a mídia. Questionar as notícias envolve concentração e reflexão e muitos preferem aceitá-las como verdades absolutas. Alguns até argumentam: “se os jornalões dizem, deve ser verdade”. A partir daí começa o processo de midiotização.

  4. O cara estuda, se torna jornalista pra dizer isso? Poupe nos!

  5. Cara, você tem certeza de que é uma “aliança” que governa o Brasil desde 2003?
    Para o povo brasileiro (mais de 90%), mais parece uma facção criminosa, voltada única e exclusivamente para a perpetuação do projeto de poder totalitário do Socialismo Bolivariano, em tentativa de implantação no Brasil… como acontece na Venezuela atualmente e em CUba há mais de 50 anos…
    Ah, outra coisa: será que toda essa gente contrária (brasileiros) a essas manobras de opressão, mentiras, embustes descarados e caos econômico, social e político programado e patrocinado pelo desgoverno atual; o qual estamos presenciando neste momento… é comandada pela “mídia”, que nada mais é do que ser parcial e defender (publicar, midiotizar) quem lhe paga mais???
    Acredito que não; e na real, falta muito estudo para alguns “intelectuais” da atualidade que possuem muita dificuldade em colocar no papel – que aceita tudo – por exemplo, a realidade… bastando a isso, muitas vezes apenas tirar a cara do computador e olhar em volta para ver a situação crítica atual.
    Poxa, parece que, os verdadeiros midiotas não estão do lado de cá (os que recebem…) da informação… estão, de fato, do outro lado (os que escrevem…) acobertados pelo patrocínio de instituições públicas e governamentais e no luxo de se autopromoverem a um pedestal que não querem e permitam serem questionados…

    1. Avatar de Luciano Martins Costa
      Luciano Martins Costa

      Caro sr. Anton, como se caracteriza o “projeto de poder autoritário do Socialismo Bolivariano” no Brasil? Na repressão a estudantes que defendiam suas escolas? No massacre de jovens negros e mulatos das periferias, por uma polícia treinada para “higienizar” a sociedade? Ou no desvio de verbas da merenda escolar?

      1. Luciano: não é “projeto de poder autoritário do Socialismo Bolivariano”; e sim, “projeto de poder TOTALITÁRIO do Socialismo Bolivariano”. Lembro que, basta ler o meu comentário novamente… pois, muda EM MUITO O SENTIDO da frase.
        E você sabe muito bem do que falo!

        Sei que não adianta… debater com petista ou esquerdista é como diz Lobão: ” é perda de tempo, pois o mesmo é que nem um pombo num jogo de xadrez: vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair cantando de peito estufado, achando que é o maioral de todos e difamando os outros”…
        Mas, vou responder em consideração, afinal você “perdeu tempo” em tentar me confundir: as suas alegações são ideológicas, irrisórias, literalmente um papo “pra encher linguiça”, com sentido desvirtuado… as suas alegações não tem nada a ver com o Socialismo Bolivariano; isso que você falou é o que “vomitam” pra vocês repetirem para a grande parcela da população brasileira com baixíssimo índice de educação e sem argumentos para debate. Esse papo é que nem o maior jargão e a maior mentira da humanidade apoiado e encabeçado pelo socialismo; ou seja, a busca da “justiça social”.
        No socialismo não há ideologia e este é muito pior do que o capitalismo selvagem; no socialismo bolivariano, há a busca do poder monetário para uma dezena de pessoas da cúpula do poder vitalício. O restante do povo, indiferente se apoia ou não a ideologia socialista, estará na mesma valeta da miséria em todos os sentidos!
        Simplesmente, tem o objetivo de desvirtuar a realidade.
        Provas? A vizinha Venezuela na última década e CUba nas últimas cinco décadas… pesquise fora da mídia parcial do brasil 247 e do carta capital… que você encontrará indícios da mentira pregada em ambos os locais e da lavagem cerebral em andamento.

        Vamos aos argumentos:
        – Você poderia explicar por que nesta última década com este desgoverno foram criadas tantas reservas indígenas no Brasil quando ainda há tanta miséria para ser combatida? Você sabia que neste solo indígena demarcado, estrategicamente existem as maiores reservas de minerais do país? Algumas tribos de índios tiveram que se deslocar centenas de km para se mudar para as novas reservas… é muito interessante, não é mesmo? Talvez, no futuro os corruPTos atuais prefiram negociar com alguns índios do que dar explicações e convencer mais de 200 milhões de brasileiros…
        – A criação de um novo país que vai do Maranhão até a Colômbia, englobando o centro da Amazônia, numa espécie de corredor das Américas tendo o rio Amazonas e seus principais afluentes como o “rumo” do país? Será que o PT vai vender água pura do Rio Amazonas para navios europeus e asiáticos venderem em seus continentes como água mineral, visto que, já é permitido agora?
        – O roubo de cerca de um trilhão de reais/ano em Corrupção Ativa desde 2002, que possibilita reservas ao partido para “concorrer” nas eleições presidenciais até 2038 ou seria melhor afirmar que é uma espécie de perpetuação dessa corrente ideológica tão nefasta ao país? Não se esqueça de que eleições não são sinônimo de democracia… a Venezuela e CUba que o digam; afinal mais de 90% do povo é contra os ditadores e mesmo assim, eles se mantêm no poder…
        – E por fim, o intento descarado perante ao povo brasileiro, para o escárnio definitivo dos políticos brasileiros com o objetivo estampado, claro e intrínseco de acabar com o Congresso e o Senado Federal… afinal, lacrando os mesmos e não ouvir o povo e seus direitos, fica muito mais fácil governar somente por decretos como já acontece em partes, no Brasil atual.
        Além disso, é preciso citar a perseguição aos que denunciam os objetivos da Teoria de Antonio Gramsci, através da Internet como o Marco Civil; todas as pessoas que porventura se cadastram em sites (apenas um exemplo…), como o avaaz e outros na Internet de enquetes; e se pronunciam contra o governo, são “filtrados” e destinados a um arquivo especial (bem guardado). A partir de 2019, caso esta ideologia fique por aqui, todos serão acionados judicialmente, podendo sofrer opressão e penalidades civis tão corriqueiras em ideologias socialistas; além de, terem acesso restrito a locais e principalmente a alimentos.
        Quanto mais falo, mais nojo tenho; mas, continuarei informando a quem tiver interesse. Provavelmente, este comentário não irá ser publicado. E se for, veremos muito “mimimi” ideológico, se não for pior; algumas defesas vazias de praticidade e de realidade e com muita “história” envolvida, mas sem nenhuma mudança de nenhuma vírgula do que foi programado e projetado para o Brasil por esta corrente ideológica nefasta.

        1. Avatar de Luciano Martins Costa
          Luciano Martins Costa

          Agora, sim, alcancei a profundidade do seu pensamento. Agora que você citou o intelectual conhecido como Lobão, vou deixá-lo na paz dos cordeiros. Por uma questão humanitária, abstenho-me de mais comentários.

          1. Ehehehe…

            A “profundidade” de seu parcialismo jornalístico do lulopetismo é de espantar …

    2. de onde veio o percentual 90% ???? Isto é repetir alguma coisa sem o menor fundamento.

  6. Avatar de MANUEL BARBOSA DE CARVALHO
    MANUEL BARBOSA DE CARVALHO

    É simplesmente fantástico esse especial do midiota!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.