YouTube é a nova TV: João Gordo

Levar a vida trabalhando profissionalmente com música ou televisão é para poucos. Exige além do talento, um pouco de sorte. Conseguir as duas coisas, obviamente, é mais difícil ainda, mas o paulista João Gordo conseguiu. E melhor: sempre trabalhando nos seus termos. 

É com liberdade total que canta na banda Ratos de Porão, uma das mais importante na história do rock nacional, há mais de 30 anos. Foi também a liberdade total que marcou sua trajetória na MTV brasileira em programas como Garganta e Torcicolo e Gordo a Go-Go.

Depois de uma passagem breve pela Record, é por essa mesma liberdade e espaço para a criatividade que Gordo aposta desde o fim do ano passado em um canal de YouTube chamado Panelaço, um misto de programa de receitas com talk show – onde a comida funciona mais como desculpa para o papo. E é sobre esse novo trabalho que fomos falar com ele:

Brasileiros – Por que fazer um canal no Youtube?

João Gordo – Por não tem lugar para mim em TV Aberta e porque no YouTube eu posso fazer alguma coisa interessante. 

Qual é a rotina de gravações e o processo de criação?
Geralmente gravamos 2 programas num dia e em 2 dias seguidos temos os 4 programas inéditos para o mês.
Para poder fazer isto, a minha mulher e eu ficamos pensando em receitas, algumas são invenções próprias, outras recriadas e outras incrementadas. Fazemos alguns testes para ver se dá certo a receita, saímos atrás dos produtos, linkamos isso a algum produto que estamos comercializando na Rdpeido Store, tentamos aproveitar alguma verdura ou fruta da estacão… É um processo divertido e gostoso.
 
Qual seu vídeo favorito, que te dá orgulho? Ele bombou ou fui um fracasso?
Meu vídeo favorito é o do Mano Brown. Já logo de cara curti para caralho receber o cara na minha casa. Encontramos ele na padaria do bairro e a Vivi, minha esposa, teve a ideia de convidá-lo para o Panelaço. A entrevista foi épica, falamos muita coisa, foi o primeiro programa com mais de 15 minutos de duração, que é algo raro em YouTube. Fiz um peixe frito de tofu que ficou uma delícia. Nos meus 12 anos de MTV nunca tinha conseguido entrevistar o Brown, foi a primeira vez e rolou uma química muito legal… e claro, o vídeo bombou!
 
E dá dinheiro? 
É um mercado potencial e eu estou apostando. Recebo dinheirinho do YouTube… Poderia fazer alguns merchas para ter easy money , mas o fato de ser um programa com culinária vegana restringe isso e eu e minha equipe estamos seguramos a bronca.  
 
Você tem alguma dica para alguém que queria abrir o próprio canal no Youtube?
Humm, deixa eu ver… Abra seu canal, seja ativo nas redes social, tente ser autêntico, tenha continuidade e curta o que está fazendo…
 
Você produz conteúdo, ok. Mas você também gosta de assistir outros conteúdos do YT? Quais seus canais favoritos?
Assisto o Cauê Moura quando o assunto me interessa, o Kaza do Gastão, que tem um lance mais musical, e é só isso. Sou do século passado, uso o YouTube para pesquisas musicais. Meus filhos (Vicky, 11 anos, e Pietro, 9 anos) me deixam atualizados sobre os programas que estão bombando, eles participam na pauta do Panelaço sugerindo nomes, youtubers que eles gostam, quase não assistem TV. Eles são da geração do iPad, computador e iPhone todo junto aos mesmo tempo.


Top 5 do @JoãoGordo:

*João Gordo é o terceiro entrevistado da série YouTube é a nova TV. Leia mais entrevistas desta série: 
YouTube é a nova TV: Amanda Borges

– YouTube é a nova TV: MariMoon

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.