CineSesc reflete corpo, gênero e sexualidade em sessões gratuitas de cinema

Imagem especial do programa "Corpo e Gênero Como Construção" - Foto: CineSesc/Divulgação
Imagem especial do programa “Corpo e Gênero Como Construção” – Foto: CineSesc/Divulgação

Longas, curtas, documentários, conversas e oficinas vão compor “Corpo e Gênero como Construção”, projeto do CineSesc que, de 07 a 13 de julho, pretende refletir as singularidades do corpo, do gênero e da sexualidade através do cinema. Corpo Manifesto, Bichas, O Documentário, A Academia das Musas e Paulina são os títulos que serão exibidos, sempre às 19h e gratuitamente.

Um dos participantes é o psicanalista Pedro Ambra, doutorando pela USP e Université Paris VII. Ao lado de Nelson da Silva Junior, escreveu o artigo “O gênero no Divã” para o especial sobre gênero publicado na edição 107 da Revista Brasileiros

O evento também abre inscrições para a oficina de bordado “O Corpo e o Feminino no Cinema” e ainda “um Cinema da Vela, corajoso e irreverente com a presença de convidados para abrilhantar o debate ‘Corpo e Gênero em Questão’”: 

Serviço:

Dia 07
19h – Corpo Manifesto + Bichas, o documentário

Dia 08
19h – Corpo Manifesto + A Academia das Musas

Dia 09
19h – Corpo Manifesto + Paulina

Dia 10
19h – Corpo Manifesto + A Academia das Musas

Dia 11
19h – Corpo Manifesto + Bichas, o documentário
19h30 – Cinema da Vela Especial: Corpo e Gênero em Questão

Convidados: 

Bianca Coutinho Dias
Psicanalista lacaniana, pesquisadora em estudos contemporâneos das artes na Universidade Federal Fluminense e coordena o Núcleo de investigação em arte e psicanálise do Instituto Figue iredo Ferraz.

Hailey Kass
Hailey Kaas é militante transfeminista e socialista, além de ser tradutora e escritora. Tem se dedicado principalmente à pesquisa sobre Transfeminismo(s), Intersecionalidade, Teoria Queer, entre outros assuntos. Também é fundadora e coordenadora do site e Coletivo Transfeminismo.

Pedro Ambra
Pedro Ambra é psicanalista. Doutorando em Psicologia Social pela USP e pela Université Paris VII, é autor do livro “O que é um homem? Psicanálise e história da masculinidade no Ocidente” (Annablume, 2015), organizador do livro “Histeria e Gênero: o sexo como desencontro” (nVersos, 2014).

Mediação: 
Maria do Rosário: Maria do Rosário Caetano é formada em Comunicação e em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Integra a equipe da Revista de Cinema e colabora com o jornal “Brasil de Fato”. 

Dia 12
19h – Corpo Manifesto + Paulina

Dia 13
19h – Corpo Manifesto + Bichas, o documentário

Programação: https://bitly.com/progcinesesc


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.