Emma Thomas e Coletivo Amor de Madre unem arte e tecnologia em plataforma temporária

Obras de Marcelo Cipis e de Erica Ferrari, além da janela tátil, são atrações da “Emma Thomas abre Coletivo Amor de Madre
Obras de Marcelo Cipis e de Erica Ferrari, além da janela tátil, são atrações da “Emma Thomas abre Coletivo Amor de Madre

Quatro intervenções artísticas ocupam temporariamente o prédio do Coletivo Amor de Madre, na Rua Estados Unidos, em São Paulo. O projeto é resultado da parceira entre o Coletivo e a Galeria Emma Thomas, que representa atualmente 15 artistas da nova geração. 

Com a proposta de discutir as confluências entre o ambiente da arte e do design contemporâneos, a primeira edição do projeto apresenta a obra “A Place to Departure”, uma espécie de janela tecnológica que propõe aproximar a cidade de São Paulo e Pequim; a performance de design digital “Deconstructing Cities”, ambas dos artistas do Coletivo. Completam a plataforma, o happening “40 anos em 40 dias” de Marcelo Cipis e “Estratigrafia: Palácios” de Erica Ferrari.

O happening de Marcelo Cipis apresenta em formato de gabinete de curiosidades uma investigação sobre seus 40 anos de produção. Em interlocução, Erica Ferrari fala sobre sua última série Estratigrafia: Palácios, onde há uma sobreposição do tempo sobre construções históricas.

Já no andar térreo, o visitante se deparará com a a instalação “Place to Departure”, criada pelos designers Edson Pavoni, João Souza, Pagu Senna, Raphael Fagundes, Felipe Minutti, Victor Gama e o engenheiro Diego Spinola, da empresa de tecnologia D3. A “janela tecnológica”, feita em impressora 3D, permite relações táteis entre os espectadores de São Paulo e aqueles que estiverem em Pequim.  A ideia do trabalho é a possibilidade de transpor qualquer distância ou fuso-horário. “As pessoas poderão experimentar essa interação tátil, promovida pela fusão da tecnologia aliada ao design. Esse tipo de trabalho apresentado como obra de arte é também uma forma de melhorar a vida e tornar imperceptível a distância, questionando assim os relacionamentos humanos”, salienta Olivia Yassudo, fundadora do Coletivo.

A ocupação da galeria Emma Thomas no Coletivo Amor de Madre faz parte de uma ação internacional, que integra a Beijing Design Week, festival de design de Pequim, na China. A abertura de ambas acontecem no mesmo dia, 26 de setembro.

Para representar a cidade São Paulo, o Coletivo levou para Pequim trabalhos dos designers Guto Requena, Edson Pavoni, Marko Brajovic e Mauricio Arruda, entre outros, com curadoria de Olivia Yassudo, fundadora do Coletivo.

Completa a proposta, a ação colaborativa na rede social Instagram. Visitantes que utilizarem a hashtag #whenareyou, poderão ver suas imagens projetadas sob a fachada do prédio no dia da abertura.  A projeção em vídeo mapping foi desenvolvida pela D3 e pelo artista Henrique Stabile, mostrando a rota de todos integrantes do projeto através de imagens, mixadas com fotos do “Deconstructing Cities”.

Serviço

Abertura: 26 de setembro, sexta-feira, às 18h
De 26 de agosto a 1º de novembro, segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, das 12h às 17h
Onde: Rua Estados Unidos, 2174, Jardins – São Paulo
Entrada gratuita

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.