O escritor Marcelo Rubens Paiva irá mediar o terceiro encontro do Você é o Que Lê, que já passou por Salvador e Brasília. O bate-papo, criado e organizado pela equipe da Noarr Cultura e Conteúdo, acontece hoje, às 17h, no centro de Paraty, cidade histórica que recebe a 14a Flip.
O palco da Praça da Matriz, situado no local mais movimentado de Paraty, será ocupado por três figuras midiáticas que atuam em diversas áreas, e que são fortemente marcadas pelas leituras de infância e juventude – assunto sobre o qual irão falar. Nos eventos anteriores, sempre lotados, o escritor e apresentador Xico Sá, por exemplo, lembrou do Círculo do Livro, uma espécie de “Avon do Crato” (que vendia livros de casa em casa na região do Ceará onde ele nasceu). Aliás, seu livro Big Jato, livremente baseado em suas memórias, inspirou o filme de Cláudio Assis, que acaba de entrar em cartaz.
A atriz, escritora (do livro de crônicas 38 e Meio), apresentadora e documentarista (de Domingos, sobre Domingos de Oliveira) Maria Ribeiro, presença diária também no Instagram e Twitter, falou em Brasília – e certamente irá repetir hoje – como foi impactada pelo relato autobiográfico do mediador Marcelo Rubens Paiva, Feliz Ano Velho. O poeta, cronista e humorista Gregório Duvivier, por sua vez, comentou, na mesma ocasião, que foi fortemente influenciado pelos textos curtos de Paulo Mendes Campos e Rubens Braga, “crônicas políticas, perfeitas, ótimas para quem não tem o hábito de ler”.
Assim como os poetas do Sarau de ontem à noite e o poeta Armando Freitas Filho, Duvivier e seus parceiros de palco também devem assumir um discurso politizado. No Você é o que Lê de Brasília, o criador do Porta dos Fundos, sempre muito engraçado, mas também contundente, declarou, “não acho que a cultura esteja representada, pois não há cultura sem democracia”.
Deixe um comentário