O legado de Adam “MCA” Yauch

Parte de um dos grupos de rap mais importantes da história, os Beastie Boys,  Adam Nathaniel Yauch, 47 anos, perdeu a luta que travava contra um câncer na garganta desde 2009 e faleceu em Nova York na manhã da última sexta-feira, dia 4.  Musico, rapper, ativista, diretor e produtor cinematográfico, juntamente com os colegas Michael Diamond (Mike D) e Adam Horovitz (AdRock), MCA, como também era conhecido, fundou os Beastie Boys em 1979. O grupo, que no início possuía uma sonoridade mais para o hard core, logo se deixou influenciar pelo irresistível ritmo e poesia do movimento Hip Hop, que tomou de assalto as ruas norte-americanas na década de setenta e o mundo nos anos seguintes. Donos de uma trajetória cuja criatividade e capacidade em inovar superam as polêmicas – coisa rara no universo pop atual –, os Beastie Boys entraram para a história a partir de Paul´s Boutique (1989), divisor de águas do gênero e um dos melhores discos da década de oitenta. Álbuns como Check Your Head, Ill Comunication e Hello Nasty, entre outros, hoje circulam em qualquer lista de 100 melhores discos de todos os tempos. Os Beastie Boys ganharam três Prêmios Grammy e, em abril último, entraram para Rock´n´Roll Hall of Fame, em celebração que não contou com a presença de Yauch.

A música, no entanto, representava apenas uma das paixões de Adam Yauch, que também teve destaque no universo do áudio-visual e no ativismo político. Assinando como Nathaniel Hornblowér, dirigiu clipes premiados de sua banda, como “So Watcha Want”, “Intergalactic”, “Body Movin” e “Ch-Check it Out”.  Sob seu próprio nome, recentemente dirigiu o curta-metragem Fight For Your Right Revisited e fundou a distribuidora de filmes Oscilloscope LAboratories.

No ativismo político, Adam esteve à frente da luta pelos direitos humanos do povo tibetano, contra as arbitrariedades cometidas pela ocupação militar chinesa no Tibet. Fundou a Milarepa Fund, organização por trás do Tibetan Freedom Concert, que, em 1996, levou mais de 100 mil pessoas a São Francisco, tornando-se o maior concerto beneficente realizado desde o Live Aid em 1985. A Milarepa também organizou o movimento, pós-11 de setembro, New Yorkers Against Violence, encabeçado pelos Beastie Boys cujos rendimentos foram totalmente revertidos para o New York Women´s Foundation Desaster Relief Fund e o New York Association for New Americans (NYANA).

O músico deixa esposa, filha e seus pais. Os outros integrantes dos Beastie Boys ainda não se manifestaram quanto ao futuro do grupo que, ano passado, lançou seu último álbum Hot Sauce Committee Part Two.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.