São Paulo ganha espaço dedicado ao Japão

Fachada JAPAN HOUSE São Paulo (1)
Fachada da Japan House São Paulo, que será aberta ao público neste sábado (6). Foto: Rogério Cassimiro

Com a proposta de estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Japão, será aberta neste sábado (6) a Japan House São Paulo. Primeira de três unidades internacionais idealizadas pelo governo japonês – as outros duas na Inglaterra e nos Estados Unidos – o centro cultural é sediado no n° 52 da avenida Paulista, em uma edificação de três andares e 2.500 m2, com projeto assinado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma.

Diversa, a programação inaugural da Japan House São Paulo tem como principais destaques a mostra Bambu – Histórias de um Japão e um concerto em celebração ao novo espaço, que será realizado às 18h deste domingo (7) na plateia externa do Auditório Ibirapuera.

Com curadoria de Marcello Dantas, também diretor de programação da Japan House São Paulo, a exposição, a primeira de oito programadas para 2017, fica em cartaz até 9 de julho e faz uma cronologia de mais de 150 anos da arte em bambu.

Dividido em dois programas, o concerto de domingo reunirá apresentações individuais de Jun Miyake, com participações de Bruno Capinan e do grupo búlgaro Cosmic Voices, e Ryuichi Sakamoto, que dividirá o palco com Paula e Jaques Morelenbaum, para executar um repertório de standards da Bossa Nova e de Tom Jobim.

Misturando tradição e contemporaneidade, o novo espaço cultural, que tem entrada gratuita, aproximará o público paulistano da produção nipônica de arte, design, moda gastronomia, ciência e tecnologia. Em um espaço multimídia, o visitante também terá acesso a cerca de 1.900 livros especialmente selecionados para o público brasileiro por Yoshitaka Haba, presidente da Bach, empresa que presta consultoria ao mercado editorial japonês.   

Com entrada gratuita, a Japan House São Paulo ainda reúne o Imi Café, o restaurante Junji Sakamoito e as lojas Furoshiki e Japan Madoh. No espaço, também serão ministrados seminários, oficinas e workshops. No dia 13, por exemplo, será aberta ao público uma oficina de manufatura de joias com o uso de bambu, coordenada pelo artista nipônico Hajime Nakatom.     

Acesse a programação inaugural da Japan House São Paulo
Saiba mais detalhes sobre os concertos de Jun Miyake e Ryuichi Sakamoto.

JHSP
O artista Chikuunsai IV Tanabe diante de sua obra Conexão, um dos destaques da mostra Bambu – Histórias de um Japão. Foto: Rogério Cassimiro


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.