Cai atividade econômica e previsão de inflação sobe

A semana começa com notícias negativas na economia. A atividade econômica apresentou queda de 0,11% em janeiro na comparação com dezembro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi maior: 1,34%. Os percentuais, divulgados hoje (16) pelo Banco Central (BC), têm ajuste sazonal. Isso significa que já estão descontados os efeitos que as diferentes épocas do ano têm sobre a economia.

Levando em conta o período acumulado de 12 meses, houve recuo de 0,39%. Em fevereiro, o BC havia divulgado que o indicador encerrou 2014 com queda de 0,12%. O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Na mesma toada negativa, os investidores e analistas do mercado financeiro voltaram a elevar a expectativa de fechamento da inflação para 2015. Segundo o boletim Focus, pesquisa feita com instituições financeiras divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará o ano em 7,93%, e não mais  em 7,77% como na previsão da semana anterior.

Por fim, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou alta de 0,23 ponto percentual na segunda prévia de março, ao atingir variação de 1,49%. O dado é da Fundação Getúlio Vargas. Quatro dos oito grupos pesquisados tiveram acréscimos, com destaque para habitação que subiu de 1,75% para 2,58%. Nessa classe de despesa, o aumento foi provocado, principalmente, pela tarifa de eletricidade residencial (de 7,2% para 13,29%).


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.