Sócio do Itaú, economista Ilan Goldfajn é indicado para a presidência do Banco Central

Então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre Ilan Goldfajn (esquerda) e Afonso Bevilaqua = Foto: Roosewelt Pinheiro/ Agência Brasil (22/5/2003)
Então presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre Ilan Goldfajn (esquerda) e Afonso Bevilaqua = Foto: Roosewelt Pinheiro/ Agência Brasil (22/5/2003)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anuncia na manhã desta terça-feira (17) o nome do economista Ilan Goldfajn, sócio do Itaú Unibanco, para o comando do Banco Central. Economista-chefe do Itaú Unibanco, Goldfajn já foi diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2000 e 2003, no governo Fernando Henrique Cardoso e início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, informa o portal G1.

O economista tem mestrado pela PUC do Rio de Janeiro e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), com passagens por Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Nações Unidas.

Goldfajn foi diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa da Casa das Garças, entre 2006 e 2009, ajudou a fundar a Ciano Consultoria (2008 e 2009), foi sócio e gestor da Ciano Investimentos (2007-2008) e já foi um dos donos da Gávea Investimentos (2003-2006), de Armínio Fraga.

O executivo tem perfil ortodoxo, respeitado pelo mercado financeiro e empresarial. Ele só tomará posse, no entanto, após sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Se tiver o nome aprovado, Goldfajn será sabatinado pelo plenário da Casa junto com os diretores que ele vier a indicar.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.