Em uma das votações mais apertadas entre as enquetes de Brasileiros, a maioria dos nossos leitores afirmou que o governo da Indonésia apenas cumpriu as leis locais ao executar o brasileiro Marco Archer Moreira há duas semanas, depois de dez anos esperando pela sentença final. Para 62% das pessoas, o país agiu conforme prevê as suas regras, contra 38% que discordaram, dizendo que a pena de morte é uma decisão injusta.
Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado na noite de domingo (18) pelo governo da Indonésia. Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas após tentar entrar com 13,4 quilos de cocaína no país, em 2003. Foi o primeiro brasileiro da história a ser condenado à morte e executado posteriormente fora do País.
O governo brasileiro convocou o embaixador do Brasil em Jacarta, capital da Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, para consultas em Brasília. No protocolo das relações internacionais, o gesto é compreendido como um agravo no contato entre dois países. A Holanda fez o mesmo dias depois. O assunto foi um dos mais comentados no site de Brasileiros em janeiro, depois que Archer foi executado.
A próxima enquete destaca outro problema, agora mais próximo de nós: nesta semana, o jornal Folha de S. Paulo informou que o governo do Estado de São Paulo pode promover um racionamento de água a partir de abril, em que as casas passariam cinco dias sem fornecimento e dois dias com. O assunto alertou os paulistas sobre a gravidade do problema que atinge a região desde o ano passado. Neste cenário, nós te perguntamos: com a água acabando em São Paulo, você está pensando em ir embora da cidade? Clique aqui e vote.
Deixe um comentário