Especial FLIP 2011

flip

A Brasileiros preparou um especial da cobertura da 9ª edição da FLIP

No começo do mês, de 6 a 10 de julho, a Brasileiros foi a Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, para cobrir um dos principais eventos de literatura do Brasil, a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP. Em sua 9ª edição, a Festa lotou, mais uma vez, a cidade litorânea. A programação oficial do evento, no entanto, não foi o foco de nossa cobertura. Pelas ruas, cafés, livrarias e ateliês do Centro Histórico, espalham-se centenas de apresentações, shows, exposições, lançamentos e palestras paralelas. Com isso, voltamos nosso olhar para as bordas da FLIP, sem esquecer, no entanto, as principais palestras da Festa.

 

Encontramos, por exemplo, um grupo de três ceramistas que organizaram a exposição Reencontro no Ateliê do Dalcir. Toshiyuki Ukeseki, Dalcir Ramiro e Kimi Nii possuem juntos, e individualmente, histórias interessantíssimas. Luciano Almeida, um jovem ceramista que os acompanhava, também nos chamou a atenção e foi foco de nossas reportagens.

Conversamos também com Luís Perequê, um músico paratiense, que faz um resgate da cultura caiçara – manifestada na área costeira que vai do final da baía da Ilha Grande até a região de Paranaguá no sul paulista. Ele tocou suas músicas, contou causos e falou sobre seus projetos, como o Silo Cultural.Em um casarão histórico falamos com a psicanalista e viúva de Paulo Moura, Halina Grynberg. Após um ano da morte do músico, ela lançou o livro Paulo Moura, um Solo Brasileiro no Teatro de Bonecos de Paraty. A publicação é uma reunião de entrevistas e conversas entre os dois.

Já tradicional na Festa, o Prêmio OFF FLIP de Literatura premia, todos os anos, escritores anônimos regionais, nacionais e internacionais. Por isso, conversamos com uma das vencedoras do prêmio, a psicóloga Elza Tamas.

Também tivemos o prazer de almoçar com o neurocientista e colunista da Brasileiros, Miguel Nicolelis. Em uma conversa informal, falamos um pouco de tudo: a polêmica mesa que ele participou com o filósofo Luiz Felipe Pondé, futebol, o olhar do estrangeiro e outros assuntos.

Com tanta coisa para mostrar, resolvemos reunir todo o material que produzimos ao longo da FLIP nesse especial. Se você não viu, veja. Se já viu, reveja.

Confira algumas imagens da cidade:

Matérias publicadas:

Paulo Moura, um solista brasileiro
Halina Grynberg lança um livro intimista que revela as ideias e preocupações estéticas do músico Paulo Moura

Neurociência na FLIP
Miguel Nicolelis falou sobre o lançamento do seu livro e os principais projetos que tem desenvolvido

Prêmio OFF FLIP de Literatura
Um dos principais eventos paralelos da FLIP premia autores locais, nacionais e internacionais

Tradição caiçara
Luís Perequê, músico nascido em Paraty, trabalha a questão caiçara em suas composições

Cerâmica em Paraty
Durante a FLIP, a Brasileiros conversou com três ceramistas: um japonês, um paratiense e uma paulistana

A cerâmica retratista
O ceramista japonês Toshiyuki Ukeseki retratado por Luciano Almeida


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.