A Copa ainda não acabou para o Brasil, pelo menos não em campo. Nesse sábado a Seleção encara a Holanda na deprimente disputa pelo terceiro lugar, após tomar surra estratosférica da Alemanha na semifinal, 7 a 1.

O Brasil já participou da disputa pelo bronze em três ocasiões, na primeira delas, em 1938, a posição foi comemorada como um título. Após perder para a campeã Itália na semifinal, o Brasil bateu a Suécia por 4 a 2 com dois gols de Leônidas da Silva, artilheiro e grande craque daquela edição. O 3º lugar em 1938 nos colocou no mapa do futebol.

Décadas depois, o já tricampeão do mundo entrou no “jogo dos derrotados” em duas Copas seguidas, em 1974 e 1978. No primeiro deles o confronto aconteceu contra a sólida Polônia do craque Lato, autor do único gol do jogo. Quatro anos mais tarde, jogando na Argentina, o Brasil não se classificou para a final após uma série de polêmicas que colocou os donos da casa na decisão. Contra a Itália, no “jogo de consolação”, 3 a 1 para o Brasil, terceiro colocado daquele ano.

A honra já se perdeu faz muito tempo, após a derrota humilhante para a Alemanha jogando em solo brasileiro. A dignidade e o orgulho da seleção também já se esvaiu. O duelo no Mané Garrincha, que acontece nesse sábado às 17h, não serve de nada para nenhum torcedor e certamente não vai ser comemorado de forma efusiva por ninguém em caso de vitória. Talvez, a única utilidade vai ser mesmo a de pinçar pelo menos alguns atletas dessa geração, alguns poucos que poderão fazer parte do ciclo que tentará na Rússia, em 2018, o que não conseguiu esse ano em casa.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.