Alemanha usa app para melhorar desempenho na Copa

treino-alemanha20
O técnico Joachim Löw e o time alemão em treino. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois de golear o Brasil e fazer história no futebol alemão, a Alemanha, apontada como uma das favoritas para vencer o mundial, conta com uma ferramenta que ultrapassa os gramados e o suor. Todos os dias, o alemão Joachim Löw, a comissão técnica e jogadores, se debruçam sobre dados importantes e o comportamento dos adversários por meio de uma interface simples batizada de SAP Match Insight.

A tecnologia é resultado da parceria entre a empresa de inovação SAP (Systems, Applications, and Products in Data Processing) e a Federação Alemã de Futebol (DFB). O objetivo é de facilitar a análise dos treinamentos e a preparação das equipes, permitindo checar desde a organização tática à precisão de chutes e a posse de bola dos times. Assim, tanto técnicos, comissão e jogadores, conseguem processar um enorme volume de dados para buscar e avaliar situações importantes em cada jogo visando melhorar o desempenho de cada jogador e da equipe como um todo.

“Hoje todos os times estão buscando formas inovadoras para se diferenciarem dos seus rivais”, comenta Oliver Bierhoff, embaixador da marca SAP e gerente da seleção alemã. “O envolvimento da SAP transformou a experiência de futebol dos técnicos, jogadores, torcedores e da imprensa. Imagine que em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados”, completa. O aplicativo roda na plataforma SAP HANA, que processa todo o volume de dados em tempo real.

Além de analisar o desempenho técnico de times, o Match Analytics também permite o monitoramento de redes sociais para avaliar o humor e o engajamento de torcedores. Informações que podem ser úteis para a imprensa, por exemplo. Esses dados são reunidos a cada partida e exibidos em vídeos que a SAP disponibiliza no YouTube.

Não é a primeira vez que a SAP e a DFB trabalham juntas. No ano passado, as duas instituições anunciaram uma parceria para melhorar os processos de negócios da federação. A tecnologia Match Insight ainda está reservada à Alemanha, mas a intenção é lançá-la em escala depois da Copa.

Leia mais matérias sobre inovação, ciência e tecnologia na última aposta editorial da Brasileiros Editora, a iNOVA!Br. 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.