Após execuções, Indonésia pede que países respeitem suas leis

Procurador-Geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo, em entrevista coletiva neste sábado (17) (horário de Brasília), em Jacarta - Foto: Republik Indonesia
Procurador-Geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo, em entrevista coletiva neste sábado (17) (horário de Brasília), em Jacarta – Foto: Republik Indonesia

O Procurador-Geral do governo da Indonésia, Muhammad Prasetyo, pediu respeito da comunidade internacional às leis do país, após críticas pelo fuzilamento de seis condenados à morte na madrugada deste domingo (18), (tarde de sábado, 17, no Brasil). Em entrevista coletiva em Jacarta, capital do país, Prasetyo disse também que compreende as manifestações contrárias à execução dos detidos. “Podemos entender as reações vindas de todas as partes do mundo e, principalmente, dos países que tiveram seus cidadãos fuzilados. No entanto, cada país tem de respeitar a lei que aplicamos no nosso país”, disse ele, segundo o jornal indonésio The Jakarta Globe.

O porta-voz também disse que, com a execução de Archer e de outros cinco presos, a pena de morte na Indonésia será mais compreendida pelos criminosos. “Agora vão entender que a pena de morte é algo que está em vigor na Indonésia e, assim, hão de compreender a nossa preocupação também”, completou.

Segundo o The Jakarta Globe, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, pretende matar 20 condenados por ano, dando condições para que todos os processos legais aconteçam. O fuzilamento dos seis condenados foi o primeiro do ano no país asiático, mas outros pelotões já estão próximos de acontecer. A retomada de execuções no país asiático ocorreu em 2013, ainda com o ex-presidente Susilo Bambang, que chegou a dizer ao governo brasileiro que não mataria o carioca Marco Archer Moreira, de 53 anos, um dos fuzilados deste sábado, em uma prisão local. Eleito no ano passado, o novo mandatário do país venceu o pleito tendo como uma de suas principais bandeiras o endurecimento das leis contra o tráfico de drogas. Ele argumenta que a pena de morte para este crime é necessária para combater a produção e distribuição de entorpecentes na Indonésia.

“Não deve haver qualquer processo legal inacabado. Uma vez que o processo é feito completamente, vamos preparar a execução o mais rápido possível”, finalizou Prasetyo.

O governo brasileiro informou – via nota oficial – na tarde deste sábado (17) que convocou o embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, para consultas em Brasília. No protocolo das relações internacionais, o gesto é compreendido como um agravo no contato entre dois países. No documento, o Ministério das Relações Exteriores também afirmou que a execução do brasileiro Marco Archer Moreira, neste sábado, “afeta gravemente as relações entre os dois países”.

Marco Archer Moreira

Apesar de todos os pedidos do governo brasileiro e de autoridades internacionais, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado na noite deste domingo (18), (tarde de sábado, 17, no Brasil), pelo Estado da Indonésia. Ele foi condenado à morte por tráfico de drogas após tentar entrar com 13,4 quilos de cocaína no país, em 2003. Archer foi executado à 0h30, no horário local, por volta das 16h do horário brasileiro, na prisão de Nusakambangan, no interior do país. Além dele, outros cinco condenados foram executados pelo pelotão de fuzilamento, em locais distintos.

O corpo de Archer será cremado na Indonésia e, em seguida, trazido para o Brasil. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as despesas do transporte serão custeadas pela família dele. Foi o primeiro brasileiro da história a ser condenado à morte e executado posteriormente fora do País. Além de Archer, há outro brasileiro na fila da morte do governo do país asiático: o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, preso em 2005 por tentar entrar com drogas em pranchas de surf no aeroporto de Jacarta. Ele ainda não tem a data do fuzilamento marcada.


Comments

18 respostas para “Após execuções, Indonésia pede que países respeitem suas leis”

  1. Avatar de rios.coimbra@gmail.com
    rios.coimbra@gmail.com

    Esses indonesos querias eles aqui pra agente bota eles no fuzilamento tbm principalmente o presidente deles “coco de nao sei o que”

  2. Avatar de José Nascimento
    José Nascimento

    Se a nossa presidente soubesse quantas pessoas são executadas no Brasil por dia devido ao tráfico de drogas, acredito que ela iria entender o porque das leis severas de alguns paises. No sábado que o brasileiro Marco, foi executado na Indonésia por tráfico de drogas, neste mesmo dia aqui em Itabuna-BA, foram executados 03 viciados que possivelmente não tiveram dinheiro para pagar droga que compraram á prazo. Espero que a nossa presidente, tome um rumo decente e procure trabalhar em prol da nação que trabalha honestamente.

  3. Apoio plenamente as medidas adotadas pelo governo indonésio e repúdio o tratamento dado ao governo brasileiro a essa corja de traficantes que só fazem bem a eles mesmo é advogados inescrupulosos que que se prestam a defender esses vermes que destroem lares sem dó.

    Leis duras aos traficantes, leis brandas como as brasileira só servem para deixá-los confortáveis e praticar o delito.

    O governo brasileiro deveria se preocupar muito mais com quem produz, vive dignamente do que como estão tratando os bandidos.

  4. Avatar de sergio s soares
    sergio s soares

    E deus quem da a vida e decide quando o la ira terminar se cada pessoa que errar tivesse que morrer quem se acha superior alguem ao ponto de decidir sobre a morte de uma pessoa vai ser condenada a mesma punição nao se melhor que outra pessoa sendo pior que ela

  5. O pior de tudo é que, um elemento desse ai, seduz um filho seu, daa dorga pra ele se viciar, e dai pra frente o seu emprego e sua familia que se dane, né??? não!!! o pior tambem é que aqui ou em qualquer lugar um cara estuda, forma em direito e depois , mesmo sabendo que o cara é o pior bandido do mundo, vai la defender por causa de dinheiro, ta tudo errado nesse mundo, como pode?????? morte aos traficantes que destroem lares, familias, moral, nome, patrimonios e por ai a fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Avatar de Kingston Leblon
    Kingston Leblon

    Realmente , concordo eu com o procedimento do governo da Indonésia , ainda sim , quando tive a confirmação da execução do 1º Brasileiro , fiquei chocado , pois foi a primiera vez , que acompanhei um procedimento de excução , praticamente em tempo real , ouvindo a Rádio Bandeirantes , que constantemente informava o fluxo dos acontecimentos , no que envolvia esta execução.
    Realmente , foi algo chocante na minha opinião , porém necessário.
    Tenho eu certeza , de que a Indonésia , é um país digno , quanto ao Brasil , prefiro eu , ficar em silêncio , e não expresssar a minha opinião.
    Para terminar , escrevo eu , de que estou bastante chocado , um tanto quanto triste e impressionado com esta execução , ainda sim , tenho também a opinião , que é desta maneira , que se procede em situações deste tipo.

  7. Avatar de Silvio Júnior
    Silvio Júnior

    Vejo esta atitude do governo da Indonésia como sendo completamente correta. As leis são pré-colocadas, só é morto quem vai contra a lei. O prejuízo causado por um traficante não é singular, e principalmente no caso de Marco, ele estava mais errado ainda, pois tentou fugir, quem não deve não teme. Pode até ser uma opinião arrogante, mas o ser humano só segue as leis quando as punições são severas. Fazendo uma breve comparação das punições severas e das brandas isto pode ser confirmado, temos como exemplo as leis da Indonésia e do Brasil sobre o tráfico de drogas. Enquanto o governo brasileiro se preocupar mais com um bandido do que com pessoas honestas, o país não irá progredir. É uma lástima ver a presidente Dilma se sentir profundamente decepcionada pela morte de um traficante e não demonstrar isto pela morte de mais de 200 policiais no ano passado. Só para ressaltar, a maioria das mortes destes policiais foram na luta contra o tráfico. Deixo uma pergunta em aberto, a vida de um traficante vale mais do que a das pessoas que ele prejudica?

  8. Avatar de EVERALDO SOUSA NASCIMENTO
    EVERALDO SOUSA NASCIMENTO

    NÃO SOU A FAVOR DE NINGUEM SER ASASSINADO SEJA ELA QUEM FOR ; ACHO QUE SER MORTO POR ALGUEM É UMA CLUELDADE . MAS DO OUTRO LADO , FICO A PENSAR! QUANTAS FAMILIAS PERDEM SEUS ENTES QUERIDO PARA AS DROGAS, QUEM SÃO OS CULPADO ?LOGICAMENTE OS TRAFICANTES. ELES NÃO TEM SENTIMENTOS ELES SÃO FRIOS E POR CAUSA DO DINHEIRO TEM CORAGEM DE LEVAR AS DROGA ATE UM FILHO UMA FILHA OU UM PAI, UNICAMENTO PELO DINHEIRO , VEJO PESSOAS QUE ESTÃO COM SUAS VIDAS ARRUINADA NAO DROGAS , QUEM É O CULPADO?É MUITO DIFICIO DE DESEJAR ISSO PARA ALGUEM , MAS DO OUTRO LADO E DURO VER UM FILHO SEU DROGADO MORTO ESCURRASSADO PELA SOCIEDADE POR SER UM VICIADO. VAMOS RESPEITAR AS LEI E FAZER NOSSA PARTE COM A SOCIEDADE , QUE ISSO SIRVA PARA REFLEXÇÃO PARA TODOS NÓS.

  9. que deus o coloque em um bomm lugar todos os mortos na indonesia por trafico de drogas eles nao merecian ser mortos imagine se fosse com voce ou com seu parentes
    estou muito chocado por isso ter acontecido eles nem tirou a vida de ninguem nao que eu sou a favor mas deverian ser somente presos não serem fuzilados…..

  10. Este país Indonésia é uma afronta à vida,eles não estão acima do bem e do mal,afinal eles são mortais,tem erros,crimes,usuários de drogas,etc.Ao meu ver eles são arrogantes,que já é um erro grave,se eles são tão perfeitos deveria começar à fuzilar os seus patriotas,creio que sejas milhares,essa nação é uma vergonha e desrespeito ao direito à vida,à ONU tem por obrigação a intervir nessa questão e os países a retalhar esse Indonésios idiotas.

  11. Avatar de Joel da Silva Segundo
    Joel da Silva Segundo

    Nossas leis favorecem até assassinos, que matam e ainda tem direito a herança, matam e ficam impunes, no Brasil, dá trabalho ser honesto, agora dizer que não se tira vida de ninguém, ora se for para salvar milhares de vidas, se tira sim, agora religiosos ou pseudos religiosos, vem dizer que não se tira vida HUMANA ai digo é certo deixar um animal desse vivo para destruir várias outras pessoas? algumas igrejas vão para porte de cadeias supostamente salvar vidas, mas na verdade o que querem é ter contato com bandidos para depois de vários crimes, aloja-los na igreja e aqui o preso tem AUXÍLIO RECLUSÃO, CAPACITAÇÃO, EMPREGO,…se isso não melhora o que vai malhorar? até quando vamos pagar pelos nossos parentes mortos a esses inúteis, e cada dia viram humanos e nós perdemos nossos parentes bichos todos os dias, ora tenho hojo de vocês defensores de bandidos, usam Cristo para diz\er que bandido é coitado, mas na verdade coitadas são as vítimas desses verdadeiros demÔnios.

  12. Avatar de Roberio Costa
    Roberio Costa

    A maioria que opoe as leis de lá, certamente está de acordo com a bagunça do legislativo brasileiro

  13. Somente o próprio Deus Jeová dos exércitos pode tirar a vida das suas criaturas, por pior que seja o ato, Deus tem a infinita misericórdia para conosco, só pedirmos, humilhar diante dele e reconhecermos que fraquejamos , pois Deus conhece nossas fraquezas, por isso nos acolhe, a oração move o coração de Deus. Somente Deus é o nosso Julgador!!!

  14. Se a Indonésia pune com pena de morte pessoas que são traficante de entorpecentes, é até de se respeitar por ser lei. Agora uma situação curiosa: li uma notícia no site da BBC que o país acima apenas prendeu por 20 anos um terrorista que matou 200 pessoas em 2002 e 19 pessoas dentro de uma igreja no natal de 2000. Se um traficante é perigoso para a nação, um terrorista não é? Não quero aqui desejar morte a terroristas como também não quero aliviar traficantes, mas lembrar que tanto um como o outro compromete a segurança e a paz da sociedade.

    1. Enoque, tudo bem olhando mais ou menos por esse lado, mas veja só, seria um matando 200 e pronto, agora um traficante destroi não só a vida do usuario mas tambem com os familiares, amigos e que se somados daria muito mais que os 200, penso assim!!!!!

      1. Você é um idiota,todos fraqueja,erra,enfim,são todos humanos.Agora sua opinião irá mudar quando um da sua família praticar um erro e passar por isso,pedir misericórdia para viver e não obter.Devemos lutar para o ser humano se arrepender e não tirar-lhe à vida.Ame à vida dos outros como você ama à sua,afinal se você não tem pecado atire pedras,e eu continuo te achando um idiota.

        1. pois é Edmilson, ainda sim sou um idiota, graças a Deus né, mas que tem que matar para acabar com esses traficantes, isso tem!!!!!!!! essa raça é só matando, como voce mesmo disse , tomara que um familiar seu não venha a cair nas drogas, roubar seus pertences para se alimentar nas drogas, matar um pai, um irmão por estar noiado e não ter dinheiro pra comprar, tomara que não, Deus queira que não né!!!!!!! ai voce vai dar o devido valor a justiça da indonesia, poderiam mandar esses traficantes para la e depois só mandar de volta as cinzas, coisa ruim , trem ruim tem que acabar e cortar pela raiz.

  15. isso poderia ser aqui no Brasil né!!!!! Ou então mandarmos o Aécim do p… pra lá, 0s Helicopetros……. Beiras mares………… e por ai a fora né!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.