Fuzilamento de estrangeiros na Indonésia é adiado outra vez

O jornal indonésio Jakarta Post publicou reportagem neste domingo (8) em que afirma que as execuções de dez estrangeiros na Ilha de Cilacap – mesmo lugar onde o brasileiro Marco Archer foi fuzilado em janeiro – serão adiadas novamente. O diário informou que os militares e autoridades de segurança responsáveis pelos fuzis já deixaram, inclusive, os hotéis da cidade.

A advogada do um dos condenados, o nigeriano Raheem Agbaje Salami, Ursa Supit, confirmou, em entrevista à publicação, que “não há mais procuradores em Nusakambangan. Todos voltaram para Jacarta”. O adiamento tem relação direta com o brasileiro Rodrigo Gularte, que está na fila de condenados à morte no país asiático.

A Indonésia já havia adiado a execução de sete estrangeiros, incluindo o brasileiro, e quatro indonésios, em fevereiro, alegando problemas logísticos na prisão da Ilha de Nusakambangan onde ocorrerá o fuzilamento. Todos tiveram o pedido de clemência negado pelo presidente indonésio, Joko Widodo. 

De acordo com Ursa, o governo reconsiderou o fuzilamento dos dez prisioneiros porque alguns deles ainda estão envolvidos em processos judiciais. “Meu cliente,por exemplo, tinha um julgamento no Estado Tribunal Administrativo, em Jacarta, na segunda-feira. Não tinha como matarem ele antes disso”, disse Ursa.

A Embaixada do Brasil na Indonésia ainda espera uma resposta do governo da Indonésia à solicitação que fez no mês passado para enviar o brasileiro Rodrigo Gularte para um hospital psiquiátrico. Segundo o governo brasileiro, ele tem problemas mentais e, por isso, não pode ser executado. Na semana passada, a procuradoria do país havia informado que o quadro mental de Gularte não alteraria a decisão da justiça indonésia. “No regulamento diz isso: as exceções se aplicam apenas para mulheres grávidas e aqueles com idade inferior a 18 anos. Para outros, não há exceções. Gularte não tinha problemas mentais quando cometeu o crime “, disse M. Pratseyo, da procuradoria, ao Jakarta Post.


Comments

2 respostas para “Fuzilamento de estrangeiros na Indonésia é adiado outra vez”

  1. Avatar de Reynaldo Thadeu Magalhaes
    Reynaldo Thadeu Magalhaes

    Assaltos, morte de turistas, latrocínios, sequestros, e outras mazela, a raiz de quase todo mal está no trafico no traficante morte para eles é nada. tem matar o traficante é o usuário criminoso.

  2. Avatar de Reynaldo Thadeu Magalhaes
    Reynaldo Thadeu Magalhaes

    morte aos traficantes, esses mercadores da desgraça, nossos filhos não podem parar no semáforo, ter um par de tênis um celular, a maioria dos crimes no Brasil estão interligados a droga. então pena de morte aos traficantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.