Na última quinta-feira (26), houve uma nova manifestação em Caen, na França, contra a lei trabalhista do governo socialista de François Hollande. Como na maioria dos outros protestos, a polícia e os manifestantes ficaram lado a lado em clima de tensão.
Naquele dia em Caen havia 500 pessoas do lado dos manifestantes. Estavam andando fora do itinerário previsto pelos sindicatos e dado pela prefeitura.
David sabia que não iria acabar sem violência, que teria gás lacrimogêneo e diversas altercações. Escolheu acalmar as tensões tirando toda a roupa e colocando-se entre os dois grupos. Nas redes sociais, ele foi chamado de “Nu Debout” ou o “Nu em Pé”, fazendo referência ao movimento social “Nuit Debout” ou “Noite em Pé” em tradução portuguesa, que organiza ocupações das praças públicas francesas desde o dia 31 de março, contra a lei trabalhista.
Em entrevista para a mídia francesa L’Obs, David quis manter o anonimato para sua “tranquilidade profissional e familiar”. Também disse que prefere evitar que seu gesto “esconda o verdadeiro envolvimento das pessoas que manifestam com coragem”.
Deixe um comentário