O atirador Felipe Wu conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. Ele ficou em segundo lugar na categoria pistola de ar 10m neste sábado (6), totalizando 202.1 pontos. É a melhor colocação de um brasileiro desde a Olimpíada de 1920, em Antuérpia (Bélgica), quando Guilherme Paraense ganhou a medalha de ouro na prova de pistola rápida, e Afrânio da Costa ganhou a prata na prova de pistola livre de 50m. Paraense e Costa integraram ainda a equipe que ganhou o bronze na pistola livre 50 metros por equipes, ao lado de Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade. Eles competiram com armas emprestadas pela equipe americana, pois tinham sido furtados ao chegar à Europa.
Na pistola de ar 10m os competidores precisam atirar em um alvo fixo com 10 circunferências, a 10 metros de distância. São 60 tiros, divididos em seis séries de dez. A final é disputada pelos oito melhores atletas da fase de classificação, e a cada oito tiros um deles é eliminado. Na etapa classificatória, Wu fez duas séries ruins e chegou a ficar na 25ª posição entre 46 atletas. Mas ele se recuperou a tempo de chegar em sétimo lugar, com 580 pontos, e então passou para a final.
A torcida brasileira fez muito barulho durante toda a prova: “Wu, Wu, Wu” cantavam os brasileiros. Líder do ranking mundial da Federação Internacional de Tiro, Wu terminou atrás do vietnamita Xuan Vinh Hoang. O chinês Wei Pang ficou com a medalha de bronze. Wu terá nova chance de subir ao pódio na quarta-feira (10), quando disputa a categoria pistola de ar 50m.
Deixe um comentário