Relembre obras inspiradas em Mandela

Nelson Mandela foi um ícone na luta pela liberdade e igualdade no mundo inteiro. O primeiro presidente negro da África do Sul,  assumiu após a queda do triste regime do Apartheid, e também após passar quase 28 anos de sua vida preso, considerado um traidor pelos líderes do regime segregacionista.

Uma das maiores figuras do século passado, sem dúvida nenhuma, o Madiba, como é carinhosamente conhecido na África do Sul, foi homenageado e retratado na cultura diversas vezes enquanto ainda era vivo. Já virou livro, apareceu em filme, já foi tema de música… Confira!

Nelson Mandela: Uma lição de vida“, é um dos bons exemplos de literatura sobre o ex-líder sul-africano. A obra, escrita por Jack Lang, ex-Ministro da Cultura da França, mistura fatos reais da vida de Mandela com passagens mitológicas, o elevando ao nível de um Deus em algumas passagens. 

nelson-mandela-uma-lico-de-vida-jack-lang_MLB-O-5003235466_092013
O também francês Alain Serres é autor de Mandela: O Africano de Todas as Cores“, obra que conta a vida do político e militante direcionado para as crianças, de uma forma simples e didática, direta e cheio de ilustrações.

materia_nelson_mandela
Apesar de existirem várias obra, com certeza, a mais famosa delas é Longo Caminho para a Liberdade, a autobiografia de Nelson Mandela, que ele começou a escrever durante o período em que esteve preso na Ilha de Robben. 

Microsoft Word - PR_NELSON MANDELA
O livro começa na infância de Mandela, passa por sua juventude militante, conta também seus tempos de reclusão, preso como um traidor e chega até a glória, ao ser eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. O livro inclusive virou filme, em 2013, com o ator britânico Idris Elba no papel principal.



Até em Hollywood Mandela já foi retratado. O filme Invictus, de 2010, do premiadíssimo ator/diretor Clint Eastwood, conta a história da Copa do Mundo de Rugby de 1995, sediada na África do Sul, e de como Nelson Mandela, então presidente, conseguiu unificar o povo na torcida pelos Springboks, a seleção nacional, antes apoiada basicamente pela parte branca do país. No papel principal? Em Hollywood não poderia ser outra pessoa além de Morgan Freeman. 

Com direção de Philip Saville, “Mandela” (HBO) foi exibido em 1987, quando o verdadeiro Nelson Mandela ainda estava na prisão. Filmado no Zimbábue, o longa retrata fatos da vida do líder sul-africano, interpretado por Danny Glover. Veja mais.

Danny no programa de TV da HBO em 1987.
Danny no programa de TV da HBO em 1987.

Na música, uma das homenagens veio da banda escocesa Simple Minds, que compuseram a balada Mandela Day. A música inicialmente foi feita para o Freedomfest, festival no estádio de Wembley que aconteceu em 1988, em comemoração aos 80 anos de Nelson Mandela, que na época ainda estava preso. O sucesso foi tanto que a banda acabou gravando-a em seu álbum seguinte.

A canção, altamente política, “Free Nelson Mandela”, The Special A.K.A., fez muito barulho em 1984 e tornou-se um hino de protesto. Tem inspiração no movimento popular que pedia a soltura de Mandela, que ficou preso entre 1962 e 1990. A faixa ganhou duas “atualizações” para celebrar os aniversários de 70 e 90 anos dele.

O trompetista sul-africano Hugh Masekela fez a música “Bring Him Back Home”, em 1987, e ela se tornou mais um hino importante do movimento para a libertação do ativista. 

A música “46664 (Long Walk to Freedom)” foi composta em uma parceria entre Joe Strummer e Bono logo antes da morte de Strummer.O número ficou famoso tanto por ser o número de prisão de Mandela quanto por ter batizado a campanha dele, a partir de 2002, de luta contra a Aids.

 

A mais recente canção dedicada a Mandela foi divulgada pelo U2 esta semana. “Ordinary Love” foi composta para o longa Mandela: Long Walk to Freedom (2013).

Se lembrar de algum filme, livro ou música sobre o eterno Mandela, escrevam nos comentários!


Comments

Uma resposta para “Relembre obras inspiradas em Mandela”

  1. Avatar de rocha panguene
    rocha panguene

    na vida ja mais existirao homens com tanta disposicao e vontade como o madiba que sempre ira prevalecer na mente de cada um

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.