Economistas e líderes dos partidos de oposição e da Minoria na Câmara e no Senado lançam um documento contra a PEC 241, Austeridade e Retrocesso: Finanças Públicas e Política Fiscal no Brasil, nesta segunda-feira (10). O evento será no Salão Verde da Câmara, às 16h.
Elaborado por iniciativa do Fórum 21, Fundação Friedrich Ebert, GT de Macro da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e Plataforma Política Social, o documento faz uma análise da questão fiscal e rejeita a implementação de uma política de austeridade: “O desafio fiscal é dissecado, apontando-se seus problemas reais, denunciando-se as falácias e mitos que sustentam um discurso supostamente ‘técnico’, na verdade atrelado a interesses políticos”, diz o texto de apresentação.
O documento chama a política de austeridade de “austericídio”: “Prescreve-se, entre outras coisas, 20 anos de coma induzido através da PEC 241, a PEC da Maldade, que atinge o coração da Constituição Cidadã de 1988, lancetando qualquer espaço de ganho real para o guarda-chuva de direitos, inscritos na Carta que completou 28 anos”.
Deixe um comentário