Eleições 2016: 4 em cada 10 eleitores pretendem votar na oposição

Fernando Haddad é um dos prefeitos que terão de se concentrar nos indecisos - Foto: EBC
Fernando Haddad é um dos prefeitos que terão de se concentrar nos indecisos – Foto: EBC


insatisfação com a classe política já se manifesta nas pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais deste ano. De acordo com levantamento do Ibope, mais da metade dos eleitores brasileiros pensam em votar em algum candidato de oposição (40%) ou não votarão em ninguém (16%).

A pesquisa, feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, revela que os atuais prefeitos são os preferidos de apenas 22% dos entrevistados e outros 8% planejam votar no candidato indicado pelo chefe do Executivo.

No interior, 44% querem alguém da oposição no comando, contra 33% nas capitais e 36% nas periferias.

Indecisos e insatisfeitos com todos os partidos somam um terço dos entrevistados. Trata-se do grupo que será o foco dos governistas. O restante não sabe ou não respondeu. 

A preferência pelos oposicionistas varia em cada uma das regiões. Eles são ainda mais favoritos no Norte e no Centro-Oeste (46%, contra 23% dos governistas) e no Sudeste (42% a 24%) do que no Nordeste (39% a 41%) e Sul (27% a 33%).

O partido dos candidatos também influencia na sua maior rejeição ou aceitação, como indica a pesquisa. Prefeitos petistas (17%) e seus candidatos (5%) têm, em média, 22% das intenções de voto, contra 33% para oposicionistas. As cidades administradas pelo PT concentram a maior taxa de indecisos:  29% declararam que não votarão em ninguém e 16% não souberam responder.

Para os tucanos também não será fácil: 26% de intenções de voto e o apoio de 6% aos candidatos apoiados pelo partido. Pior, a parcela de eleitores governados pelo PSDB que não planejam votar num tucano é de 45%.


Comments

Uma resposta para “Eleições 2016: 4 em cada 10 eleitores pretendem votar na oposição”

  1. Nao por eu ser oposição
    Mas desta vez vai ter uma grande virada
    Aguardem Povo Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.