Promovido pela Plataforma Política Social e pelo Le Monde Diplomatique Brasil na próxima segunda-feira (15), o seminário “A Transferência de Renda para os Ricos” discutirá alternativas ao ajuste fiscal do governo Michel Temer/Henrique Meirelles.
O objetivo do encontro é mostrar que existem outras alternativas ao desmonte do Estado de Bem-Estar criado pela Constituição de 1988. Em vez de cortar os gastos sociais, o governo poderia ter reduzido as despesas com juros (9% do PIB) e incentivos fiscais (4%), combatido a sonegação de impostos (13% do PIB) e tomado medidas para cobrar a dívida ativa (R$ 1,5 trilhão), defendem os estudiosos. Também poderia ter encaminhado uma reforma tributária que incidisse sobre a renda e o patrimônio dos ricos. Nada disso foi tentado.
O encontro será realizado no Instituto Pólis (rua Araújo, 124, República, São Paulo), das 19h às 22h, e contará com a participação de Laura Carvalho (USP), Bruno de Conti (Unicamp), Grazielle David (Inesc) e do pesquisador Rodrigo Orair (Ipea). A mediação será feita por Silvio Caccia Bava (Le Monde Diplomatique Brasil).
O seminário é gratuito e aberto até o limite da capacidade do auditório. O acesso será por ordem de chegada.
Deixe um comentário