Por que a juíza gaúcha rejeitou pedido para impedir nomeação de Lula

Ao centro, Graziela Bündchen - Foto: Divulgação/TRF2
Ao centro, Graziela Bündchen – Foto: Divulgação/TRF2

No mesmo dia em que o juiz Itagiba Catta Preta Neto acatou pedido para revogar a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chefia da Casa Civil, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul indeferiu pedido semelhante feito por meio de uma Ação Popular. A decisão, da juíza Graziela Bündchen, tranquiliza o governo, que vai utilizá-la no recurso à liminar deferida por Catta Preta.

De acordo com a juíza, a ausência de provas contra Lula – delação premiada não é considerada prova – não justificaria o argumento de que, ao ganhar o status de ministro, o ex-presidente poderia destruí-las. “Há que se reconhecer que a matéria que eventualmente envolva a manipulação ou mesmo destruição de provas incriminadoras ainda não alcançadas pelas autoridades da investigação da operação ‘Lava-Jato’, dificultando ou frustrando a aplicação da lei penal.”

Segundo a sentença, “as mencionadas investigações já contam com a titularidade do Ministério Público e sob jurisdição criminal, sendo que qualquer matéria sobre competência deverá ser travada no âmbito daquela jurisdição”.

Na quarta-feira (16), o PSB deu entrada a um pedido semelhante requerendo a suspensão da posse de Lula. Na manhã de hoje, o juiz Marco Aurélio Mello o negou.

Interlocutores no Planalto dizem que as duas decisões trazem tranquilidade ao governo, que confiam nesses precedentes para derrubar a liminar de Catta Preta, também desacreditado depois de revelada sua participação em atos pelo impeachment e postagens no Facebook pedindo a derrubada da presidenta. Assim como Moro, Catta Preta também estaria ideologicamente alinhado ao que Dilma chamou de “golpe” no pronunciamento em que nomeou Lula.


Comentários

Uma resposta para “Por que a juíza gaúcha rejeitou pedido para impedir nomeação de Lula”

  1. Avatar de neimar dellamea
    neimar dellamea

    Pessoas de bem são presas muitas vezes sem direito a defesa, agora somente porque são políticos tem todos estes direitos, ou seja, eles obstruem a lei, roubam a nação, fazem o que querem, dizem palavrões de alto escalão contra suprema corte, fica tudo por isso mesmo. Povo cansou, queremos nosso pais de volta, cansamos de corrupção e desrespeito com o povo, sociedade, queremos que todos envolvidos sejam presos e devolvam tudo que foi roubado da população. FORA DILMA, FORA LULA, FORA RENAN, FORA CUNHA, FORA TEMER, FORA PT…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.