Queridos, hoje é dia de se jogar, pular e dançar até se acabar, e para isso festas é que não faltam, a balada é bárbara e já começou ontem. Adoro esse frisson. Acho que 2009 foi lindo. Nunca se falou tanto sobre casamento gay em todo o mundo, nunca esse tema esteve tanto na mídia, com vários avanços. Nossos vizinhos argentinos marcaram esse gol antes de nós, com o casamento celebrado na Terra do Fogo há dois dias. Os gays uruguaios tiveram reconhecido seu direito a adoção. Aqui pelo Brasil, nosso PL 122/06, instrumento elementar para a defesa de nossa cidadania, emperrou. Ainda assim, estamos a um passo de obter nossa declaração de igualdade no Supremo Tribunal Federal, já com votos sólidos de alguns dos juízes. 13 dos tribunais de justiça estaduais já reconheceram isso. Até mesmo dois pastores de uma certa igreja evangélica se casaram, mostrando que nada é impossível. O Rio de Janeiro foi reconhecido como o melhor destino gay do mundo!
Os Estados Unidos continuam desunidos quanto a questão do casamento gay, permitem aqui, proíbem ali, mas ao menos a legislação anti-homofobia foi aprovada e entrou em vigor, um exemplo para o mundo inteiro, e Obama não esconde seu apoio ao nosso sindicato. No México, a capital aprovou o casamento gay e a adoção de crianças pelos casais. Na Europa, vários gols marcados. A nomeação da primeira primeira-ministra gay do mundo, na Islândia, país mínimo, já derruba um paradigma. Na Alemanha, Guido Westerwelle chegou ao posto de Vice-Chanceler. A Igreja Luterana sueca não apenas nomeou uma bispa lésbica, como permite agora que gays se casem na igreja. A Índia, país cuja sociedade vive sob uma miríade de princípios religiosos severíssimos, descriminalizou o ato sexual consentido – para a Ásia, é muita coisa.
Queridos, cada pequeno passo desses beneficia a todos nós, não importa onde estejamos. Continuo otimista, feliz, e garanto-lhes que o post de retrospectiva do próximo ano será ainda melhor. Adoro todos vocês. Iasmim, a fofa das carinhas amarelas, Baronesa, de sábias palavras, Gus, meu mineiro fofo, RoCuritibano, não consigo lembrar de todos, mas mando meu abraço mais apertado e carinhoso. Obrigado pelas visitas e pelos comentários – tive quase 3000 deles em 123 posts, prometo-lhes um ano novo com o blog 23B arrebentando!
Feliz ano novo!
Deixe um comentário