O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) foi à Brasília ontem (18) para pedir à presidenta Dilma Rousseff autorização para captar água da bacia do rio Paraíba do Sul, que é a principal fonte de captação de água para a região metropolitana do Rio de Janeiro e de algumas cidades paulistas da região.
No projeto proposto à Agência Nacional de Águas (ANA), a água do rio Paraíba do Sul seria bombeada para o Sistema Cantareira somente quando o nível deste estiver abaixo de 35%. O projeto também prevê utilizar somente o excesso de água do rio federal, para não prejudicar os municípios que o utilizam como manancial de abastecimento.
Caso aprovada, a medida vai auxiliar na recuperação do Sistema Cantareira, que abastece quase 9 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (19) que a ANA está estudando a possibilidade de aprovar o projeto. “O governador pediu que nós, do governo federal, avaliássemos tecnicamente essa proposta, quanto ao impacto e à energia gerada. E também fazer a interlocução técnica com Minas Gerais e Rio de Janeiro”, disse a ministra Izabella, sobre a reunião que teve ontem com a presidenta Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Nem com a chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na tarde de ontem (18) ajudou a elevar o nível da Cantareira, que voltou a cair hoje, segundo relatório diário da Sabesp. O volume de água no reservatório se encontra em 14,7%. A situação é a pior desde que o sistema foi criado, na década de 1970.
Deixe um comentário