ARTE!Brasileiros seleciona as exposições da semana


news-arte-1310a
“Delivered in Voices”, Tunga. Foto: Divulgação

Pálpebras, individual de Tunga na Galeria Millan, São Paulo, de 15/10 a 12/11

Alguns meses após sua morte, em junho deste ano, Tunga (1952-2016) ganha uma grande mostra na Galeria Millan, em São Paulo. A exposição, intitulada Pálpebras – mesmo nome de uma individual realizada por ele em 1979 –, ocupará os dois espaços da galeria paulistana, apresentando um conjunto de trabalhos inéditos ou pouco vistos no País.  Dentre as inéditas, há a  série de esculturas Morfológicas, que remetem a partes do corpo, como vulvas, bocas, dedos e seios. Já no segundo piso, o público poderá conferir a instalação performática Delivered in Voices, exibida apenas uma vez no estúdio de Tunga. 

news-arte-1310b
“Madonna del Pire” de Marcelo Brodsky. Foto: Divulgação

Migrações, individual de Marcelo Brodsky no Paço das Artes, São Paulo, de 18/10 a 20/11

Nesta mostra, com curadoria de Priscila Arantes, o fotógrafo argentino Marcelo Brodsky recupera suas memórias pessoais para discutir a história coletiva. Brodsky é um fotógrafo conhecido por trabalhar com temas relacionados aos direitos humanos e períodos históricos marcados pela violência do Estado. Nesta mostra, ele aproxima processos migratórios de diversos momentos, tecendo diálogo com sua história particular. A exposição traz um conjunto de imagens de fontes diversas: arquivo particular do artista, acervos públicos, fotografias tiradas por Brodsky e fotos de agências de notícia.

news-arte-1310c
Fotografia com intervenções de Thomas Baccaro

O Diáfono da Alexitimia, individual de Thomas Baccaro na Galeria Bolsa de Arte, São Paulo, de 18/10 a 19/11

A mostra conta com 74 imagens do artista Thomas Baccaro, ampliadas em papel 100% algodão Belas Artes e impressas com pigmento mineral. As fotografias, que foram realizadas em uma viagem do artista pela Itália, retratam afrescos milenares, retalhos de corpos, anjos, demônios, olhares, dentre outros. Essas imagens sofrem a interferência direta do artista, com tintas, linhas, cera, entre outros materiais, transformando-as em obras  únicas e exclusivas.

news-arte-1310d
“Raízes meu canto no mundo”, fotografia de Alice Quaresma


Gabinete Contemporâneo de Curiosidades
, Galeria Oriente, Rio de Janeiro, de 15/10 a 19/11

Com curadoria de Marco Antonio Portela, a 
mostra conta com a participação de mais de 100 artistas que realizaram trabalhos com suportes, técnicas e estilos variados, todos em pequeno formato. Nessa exposição, a diversidade de artistas conecta o presente com os chamados gabinetes de curiosidades do século XVI, período dos grandes descobrimentos e de uma diversidade de novos objetos, plantas, culturas, ideias. O plano expositivo, portanto, tenta traçar uma estética próxima às montagens excessivas desse período, Nomes como Joaquim Paiva e Gustavo Speridião integram a mostra.

news-arte-1310e
“Véus”, Cristina Sá. Foto: Divulgação


Epidermes da Memória, individual de Cristina Sá no Gabinete de Arte k20, Brasília, de 14/10 a 19/11

A primeira exposição individual da artista paulista Cristina Sá em Brasília, reúne pinturas e desenhos inéditos, concebidas em sua técnica original de colagem, sobreposição de papeis artesanais sobre tela, criando composições poéticas. Inspirada na gravura tradicional japonesa feita a partir de matrizes de madeira, a artista cria uma simbiose entre pintura e gravura, por meio da técnica da colagem. Os fragmentos de papel, incorporados à superfície da pintura, incluem padronagens, mandalas e fractais que surgem de processos de computação gráfica.

news-arte-1310f
Exemplares da “Bowl Chair” de Lina Bo Bardi . Crédito: Matti Östling

Lina Bo Bardi Together. Sesc Pompeia, São Paulo, até 11/12

Com instalações audiovisuais, objetos e mobiliários, a exposição celebra e explora a visão modernista da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. A mostra, que tem curadoria da arquiteta Noemí Blager, revela o legado de Bo Bardi no projeto social, por meio de suas próprias obras, no contexto em que foram criadas, como no diálogo com novas obras de artistas que compartilham de sua filosofia. Realizada primeiramente em 2012 no British Council, em Londres, a exposição já passou por Viena e Berlim e conclui sua itinerância no Sesc Pompéia.

news-arte-1310g
“Diante do Cinema”, fotografia de Kurt Klagsbrunn. Foto: Coleção Victor Klagsbrunn


A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira, Fundação Gregório de Matos, Salvador, até 11/12

Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis – a saudade –  a exposição propõe um percurso iconográfico pelas obras de 36 dos mais representativos fotógrafos brasileiros. Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra apresenta imagens realizadas entre a década de 1930 e 2014  que investigam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado, entre outros. Ademar Manarini, German Lorca, José Oiticica Filho, José Yalenti e Julio Agostinelli são alguns dos fotógrafos presentes.

news-arte-1310h
“Calar”, Gisela Motta &Leandro Lima. Foto: Divulgação

Contando ovelhas elétricas, individual de Gisela Motta & Leandro Lima no Sesc Sorocaba, até 15/01/2017

A dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima apresentam a mostra Contando ovelhas elétricas, inspirada no romance Androides sonham com ovelhas elétricas? do cultuado escritor americano Philip Dick. Com curadoria de Paulo Miyada, são apresentados circuitos eletrônicos, ondas sonoras, lâmpadas fluorescentes, câmeras sensíveis ao calor e outros artefatos fabricados que falam sobre os corpos, as cidades, as paisagens e a natureza.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.