Capitais de destaque

Parabéns ao Rio de Janeiro, que no dia 1o de março comemorou 444 anos! A “Cidade Maravilhosa” foi fundada por Estácio de Sá no dia 1o de março de 1565. O mapa astrológico do Rio tem um stellium (vários planetas muito próximos) composto por Lua, Plutão, Sol e Mercúrio, no signo de Peixes, no Meio do Céu – a área da visibilidade e da projeção. O Sol, que é ligado ao poder e à centralização, é bem expressado pelo fato de o Rio de Janeiro ter sido a sede do governo desde o império até a mudança da capital federal para Brasília em 1960, quando Plutão, em trânsito, faz oposição à Lua (o povo) do Rio de Janeiro e se aproximava de uma oposição a ele mesmo no mapa natal. Tudo isso indica momentos de grande transmutação.

O stellium em Peixes, signo de água, ligado à sensibilidade, à arte e à poesia, também é responsável pela fama do Rio por sua exuberância e por ser o berço de grandes movimentos culturais. Vênus, deusa da beleza, no signo de Aquário, torna a mulher carioca vanguardista. O Ascendente do Rio está em Gêmeos, signo da versatilidade, que reflete o jeito alegre do carioca; em conjunção com a Lua (povo) e Júpiter (expansão) do mapa do Brasil, tornando-o a cara do povo brasileiro. Eduardo Paes, o atual prefeito, nasceu em 14 de novembro de 1969. Com o Sol em Escorpião e a Lua em Capricórnio é persistente e muito preocupado com a carreira, o que o faz buscar o êxito a qualquer preço. Saturno (estruturador) na casa do trabalho e da saúde torna esses dois assuntos importantes em sua vida. Ele foi empossado como prefeito no dia 1/1/2009 às 12h45, mostrando no mapa que alguns desafios que irá enfrentar dizem respeito à saúde pública (conter a epidemia de dengue) e ao funcionalismo público.

Cidade visionária

A fundação de Porto Alegre data de 26 de março de 1772. Com um Sol em Áries e a Lua em Capricórnio, a cidade oscila entre um espírito empreendedor e vanguardista e o conservadorismo e a rigidez. Com Vênus no signo de Touro em conjunção com Urano (independência), bem aspectados com a Lua (o povo, o feminino), marca nas mulheres a beleza, a elegância, o caráter progressista e, ao mesmo tempo, muito ligadas às tradições. Porto Alegre teve durante 15 anos uma experiência única, se considerarmos as particularidades da política brasileira. A partir de 1989, e por quatro administrações sucessivas até 2004, o Partido dos Trabalhadores (PT) governou o município.

Em 1989 havia uma confluência de planetas em Capricórnio, junto à Lua do mapa da cidade, tornando o momento propício para uma experiência visionária (Netuno), inovadora (Urano) e ao mesmo tempo consistente (Saturno). Em 2004, 14 anos depois, o planeta Saturno faz uma oposição à Lua e a Plutão do mapa da cidade acabando com o processo e expondo o que não estava dando certo. José Fogaça, prefeito de Porto Alegre, nasceu em 13 de janeiro de 1947. Tenaz, autoritário, ambicioso, com grande capacidade de trabalho e mente ágil (Sol, Marte e Mercúrio em conjunção no signo de Capricórnio). A conjunção Lua-Netuno em Libra é responsável por outra faceta do prefeito, a de compositor, autor de algumas obras dentre elas “Porto Alegre é demais”, considerada o hino informal da cidade.

Fogaça tomou posse às 18h30 do dia 1/1/2009 mostrando que as alianças podem tornar-se incômodas ao longo do mandato, uma necessidade de melhor administrar as finanças da cidade e um investimento maior em educação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.