Usando um sistema que emite pulsos a laser de alta frequência – que duram um milionésimo de um bilionésimo de um segundo – o holograma responde imediatamente ao toque humano. No caso, quando tocados, os pixels do holograma são interrompidos, permitindo a sensação de toque.
Batizado de Fairy Lights, o sistema é desenvolvido e testado pelo Centro de Pesquisa Ótica e Educação da Utsunomiya University Center.
Segundo Dr Yoichi Ochiai, um dos líderes da pesquisa, a tecnologia poderia ser aplicada na área médica, entretenimento e arquitetura.
Em entrevista a Reuters, o cientista diz que o estado atual da tecnologia não permite humanos interagirem proativamente e sentir a luz como uma matéria, mas o holograma tátil conta com o potencial para mudar isso.
“Você consegue de fato sentir os vídeos e as imagens, e apesar de você conseguir projetar um vídeo, você não consegue interagir com ele o tocando. Então, se nós conseguirmos projetar algo em um formato tridimensional, e você de fato conseguir tocá-lo, você conseguirá fazer algo que leva você a pensar que há de fato algo ali”, disse Ochiai.
Deixe um comentário