Com filme inédito no País sobre John Coltrane, In-Edit Brasil chega à nona edição

Vida e obra do saxofonista norte-americano John Coltrane são temas do filme Chasing Trane, um dos destaques da mostra paulistana. Foto: Reprodução / John Coltrane Official Website
Vida e obra do saxofonista norte-americano John Coltrane são temas do filme Chasing Trane, um dos destaques da mostra paulistana. Foto: Reprodução / John Coltrane Official Website

Com a pré-estreia nacional do aguardado Chasing Trane. The John Coltrane Documentary, longa-metragem de John Scheinfeld lançado em abril deste ano, será realizada entre os dias 14 e 25 de junho a nona edição do In-Edit Brasil, mostra de documentários com temática musical que, neste ano, apresentará 60 filmes produzidos em 18 países.

Com projeção gratuita às 20h30 no CineSesc, o filme que aborda a trajetória de Jonh Coltrane, considerado o maior saxofonista da história do jazz, é o principal destaque entre os títulos internacionais, que incluem ainda outro esperado título, o documentário Gimme Danger, de Jim Jarmusch, que reconstitui a história da The Stooges, banda liderada por Iggy Pop, entre o final dos anos 1960 e a primeira metade dos anos 1970, que se tornou uma das maiores influências para a estética musical e comportamental do movimento punk.  

A seleção internacional ainda reserva outras produções que devem ser disputadas pelo público, como One More Time With Feeling, filme de Andrew Dominic que terá projeção em 3-D, sobre os bastidores do álbum Skeleton Tree de Nick Cave; I Called Him Morgan, de Kasper Collin, que reconstitui o assassinato do trompetista Lee Morgan, outro ícone do jazz norte-americano; e Whitney, Can I Be Me?, de Nick Broomfield e Rudi Dolezal, que aborda a ascensão e o fim trágico da cantora Whitney Houston, morta, aos 48 anos, em 2012. 

Envolto em polêmica, por conta das divergências entre os atuais integrantes e os irmãos Cavalera, fundadores da banda mineira, Sepultura Endurance, de Otávio Juliano, será exibido em primeira-mão na mostra. A seleção de títulos nacionais também reúne dois recortes temáticos – com projeções de diversos filmes, rodas de conversa e atrações musicais – que prestam homenagem aos 50 anos da Tropicália e aos 40 anos do movimento punk no Brasil.   
Presente com duas produções inéditas no País, Two Sevens Clash (Dread Meets Punk Rockers) e Punk: Attitude, o diretor e músico britânico Don Letts é o convidado internacional desta edição do In-Edit Brasil. Ex-integrante do Big Audio Dynamite, banda formada por músicos do The Clash, Letts participará de debates com o público nos dias 15, 16 e 17. 

No Panorama Brasileiro, que traz 29 títulos inéditos, três produções fazem première mundial: O Piano que Conversa, de Marcelo Machado, sobre o músico Benjamin Taubkin; Sotaque Elétricode Caio Jobim e Pablo Francischelli, que, por meio de artistas como Luiz Carlini e Lanny Gordin, retrata a evolução da guitarra elétrica no Brasil; e Serguei, o Último Psicodélico, de Ching Lee e Zahy Tata Pur’gte, sobre o veterano roqueiro, um dos primeiros expoentes da contracultura no País. Exibido em festivais anteriores, o elogiado Eu, Meu Pai e Os Cariocas – 70 anos de música no Brasil, sobre o maestro Severino Filho, líder do grupo vocal, terá três sessões, todas elas seguidas de debates com a atriz Lúcia Veríssimo, filha do maestro e diretora do longa-metragem.  

Criado em Barcelona, na Espanha, em 2003, o  festival internacional de documentários musicais também é realizado em países como Chile, Grécia, México e Colômbia. Confira a programação completa dos 11 pontos de exibição do 9° In-Edit Brasil na página oficial da mostra

MAIS 
Veja o trailer oficial de Chasing Trane. The John Coltrane Documentary


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.