Delegação Cultural Brasileira vai ao Reino Unido em programa de intercâmbio de Artes e Deficiência

Entre 28 de outubro e 2 de novembro, uma delegação brasileira visitará instituições britânicas em Glasgow, capital da Escócia, e Londres para discutir o tema “Artes e Deficiência”. O objetivo do encontro está relacionado particularmente às experiências e ao legado do programa cultural para os Jogos Paraolímpicos de Londres no ano passado, em 2012.

A delegação é formada por profissionais de instituições distintas, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o SESC-SP, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio e de Belo Horizonte e da Autoridade Pública Olímpica. Esses profissionais poderão estudar as conexões entre os Commonwealth Games 2014 – que será sediado em Glasglow, e os preparativos para a Paraolimpíada do Rio em 2016.

Dentre as organizações britânicas que a delegação irá conhecer estão Creative Scotland, National Theatre of Scotland, Glasgow 2014, LOCOG – Comitê Organizador do Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012, Arts Council England, The Legacy List, Shape Arts, Southbank Centre, The Albany,  The Citz,  Liberty Festival, Dada Arts, StopGAP Dance and Candoco.  

Esta iniciativa chamada “Pontos de Contato” é um programa para artistas, gestores e financiadores que busca o desenvolvimento de novas ações culturais dinâmicas e transformadoras entre o Brasil e o Reino Unido. Produzido pela organização People’s Palace Projects em parceria com o British Council, o programa conta com o apoio das instituições britânicas Arts Council England, Department for Culture, Media and Sport, além de diversos parceiros brasileiros, incluindo o Ministério da Cultura.

Para a diretora adjunta de Artes do British Council, Lucimara Letelier, esse intercâmbio é um diferencial ao aproximar representantes de cultura no Brasil do modelo britânico. Além disso, cria-se um espaço para influenciar políticas públicas e instituições nos temas que abrangem acessibilidade nas artes, assim como investimento em infraestrutura, adequação dos espaços culturais, legislação apropriada e programas de acesso a artistas deficientes desenvolverem seu trabalho com excelência.

O “Pontos de Contato” integra a programação do Transform, programa de artes do British Council de 2012 a 2016 com ênfase no legado olímpico e no desenvolvimento de projetos de cooperação a longo prazo entre Reino Unido e Brasil.

 Confira a programação completa no site

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.