Notas do Ideb preocupam

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2011 e divulgados nesta terça-feira, dia 14, mostram que 44,2% das escolas com ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano) estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Nos anos iniciais do fundamental (1º ao 5º ano), 33,57% das escolas com meta definida ficaram abaixo do esperado.

A porcentagem de escolas com resultados aquém das expectativas cresceu em relação ao Ideb 2009, quando 35% das escolas dos anos finais e 26% dos colégios com aulas dos anos iniciais do fundamental não atingiram o objetivo para aquele No total, 30.842 escolas até o 9º do fundamental tiveram seu Ideb calculado na última edição, mas apenas 28.514 tinham metas para este ano, sendo que 12.613 não alcançaram sua meta. As outras 2.328 participaram do índice pela primeira vez em 2011 e, portanto, só terão um objetivo pré-estabelecido para a edição de 2013 do Ideb.

Já nas escolas com turmas do 1º ao 5º ano, 40.382 têm Ideb em 2011, mas 3.206 participam do índice pela primeira vez. Entre as 37.716 escolas com meta na última edição, 12.481 acabaram abaixo da pontuação esperada.

Ensino fundamental na “média”

Apesar de quase metade das escolas não terem atingido a meta, a média nas instituições de ensino fundamental I avaliadas apresentou uma melhora de 0,4 pontos, chegando a “média” de 5 em uma escala de 0 a 10.  Houve melhora na média também em 0,1 nas escolas de ensino fundamental 2 (de 4 para 4,1) e nas escolas de ensino médio (3,6 para 3,7).

Para a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, os resultados dos anos iniciais do ensino fundamental devem ser comemorados. “A gente está acertando a mão. Já sabemos o que fazer [para melhorar a aprendizagem], o que precisamos é intensificar as ações. Já [a fase final do] ensino fundamental é o nó invisível, existem poucas políticas voltadas para essa etapa. E no ensino médio está a crise, não conseguimos evoluir”, aponta.

A meta estipulada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), varia de escola para escola, pois é calculada entre o Ideb mais antigo da instituição e a projeção para que ela atinja o patamar definido do governo federal para 2021. No caso dos primeiros anos do fundamental, o objetivo é atingir, daqui a nove anos, um Ideb médio de 6,0 para o Brasil. Nos anos finais do fundamental, a meta é de 5,5. Já para o ensino médio, o objetivo é que o país atinga média de 5,2 pontos.


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