Falta de sono pode provocar perda de neurônios

Dormir pouco pode causar danos irreversíveis de acordo com cientistas da Universidade da Escola de Medicina da Pensilvânia. a pesquisa publicada na revista científica The Journal of Neuroscience detalha a experiência feita com camundongos em laboratório. A falta prolongada de sono levou à morte de 25% de certas células do cérebro.

Para o estudo, os camundongos foram mantidos acordados para replicar a falta de sono tão presente na vida moderna. Após seguirem um padrão de sono semelhante àquele dos que normalmente trabalham em turnos noturnos, com apenas quatro a cinco horas de sono e durante o dia, os ratos perderam 25% de seus neurônios, em parte do tronco cerebral.

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira evidência de que a falta de sono pode levar à morte de células do cérebro. Porém, os mesmos acrescentam que mais pesquisas são necessárias para descobrir se pessoas que dormem pouco correriam maior risco de dano cerebral permanente. 

Para os mesmos cientistas, se o resultado for semelhante em humanos, seria inútil tentar compensar as horas de sono perdidas. A boa notícia é que a longo prazo, eles acreditam que será possível desenvolver um medicamento que proteja os neurônios dos efeitos negativos de noites mal dormidas.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.