Nesse domingo, 3 de junho, o ex-presidente do Banco central Henrique Meirelles deu entrevista para o Estado de São Paulo, na qual analisou a situação atual da economia brasileira e o momento de apreensão na economia mundial.
Perguntando sobre um eventual mal-estar que as intervenções do governo no setor privado possam ter causado no investidor estrangeiro, que hoje está mais cauteloso em relação a promessa de expansão desenfrenada no país, Meirelles disse não acreditar que isso esteja acontecendo exatamente dessa forma. Para o economista, a preocupação não é especificamente com o Brasil, e sim com o mundo todo. Apesar disso, ele confirmou que a euforia em relação ao Brasil e outros emergentes esfriou, o que, para ele, é algo perfeitamente normal e saudável para a economia nacional.
Sobre a questão da interferência do governo no setor privado, Henrique Meirelles afirmou que essa é sim uma questão que preocupa, porém, ele prefere acreditar que tudo não passa de manobras de reação a crise que devem se normalizar, e não virar tendência.
O ex-presidente do Banco Central também falou sobre o pequeno crescimento do PIB brasileiro – apenas 0,2% – no primeiro trimestre desse ano, o que para ele é reflexo direto da situação de retração da economia global. Ele ainda disse que espera que nossa economia cresça além do atual sem pressões que possam provocar uma inflação em nosso mercado.
Deixe um comentário