Nesse 1º de agosto, o Brasil comemora e homenageia o dia do Poeta de Cordel.
Você sabe o que é a poesia de Cordel? A Literatura de Cordel pode ser considerada uma das mais eficazes formas virais de se disseminar a literatura em tempos antigos. Presente na Península Ibérica desde o século XVI, os poemas, que eram expostos e comercializados em barbantes e cordéis (daí o nome), foram trazidos para o Brasil através dos portugueses e ganharam força inicialmente na Região Nordeste. Ali o formato se espalhou e ganhou novos estilos, sendo vendidos principalmente nos mercados e feiras populares.
Os temas dos versos e quadras, no Brasil, eram os mais variados, desde prosas cotidianas até feitos de personagens de nossa cultura popular, caso do cangaceiro Lampião, muitas vezes retratado nos poemas.
Na edição 35 da Brasileiros, de junho de 2010, o repórter César Alves contou a história da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, fundada no final da década de 1980 e com sede no Rio de Janeiro (confira a matéria aqui).
Entre as grandes figuras do gênero e que inclusive é membro da acadêmia, o cordelista Manoel Monteiro já foi personagem de um reportagem na Brasileiros, na edição 47, de julho de 2011 (Confira).
Deixe um comentário