Será na tarde desta quinta-feira, dia 22, a posse do ministro Joaquim Barbosa, 58 anos, para a presidência do Superior Tribunal Federal (STF) no lugar de Carlos Ayres Britto que se aposentou do cargo. E, depois do status de estrela conquistado por Barbosa como relator do julgamento do mensalão, a cerimônia também vai deve espetáculo com a presença de artistas e políticos.
Mas de 2.000 pessoas foram convidadas para a posse que terá discursos do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, do ministro do Supremo Luiz Fux e do próprio Barbosa. Após a cerimônia, haverá uma festa promovida pelas associações representativas dos magistrados que homenageará a Barbosa e ao vice-presidente do STF, Ricardo Levandowski.
Histórico
Filho de uma faxineira e de um caminhoneiro, o mineiro de Paracatu será o primeiro presidente negro a assumir o STF. Desde cedo, mostrava grande amor pelos estudos e depois de cursar o Ensino Médio em uma escola pública de Brasília, formou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Na própria UnB fez seu mestrado e, depois, conquistou o doutorado em direito público na Universidade de Paris II.
Barbosa aproximou-se do governo como consultor jurídico do Ministério da Saúde, durante o mandato do presidente José Sarney, e depois tornou-se oficial de chancelaria do Ministério de Relações Exteriores na Embaixada do Brasil na Finlândia.
Por 10 anos, atuou no Ministério Público Federal e em 2003 foi nomeado como ministro do STF pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Seu mandato como presidente da corte, que deve durar até o mês de novembro 2014, terá como prioridades os julgamentos dos recursos que têm repercussão geral, ou seja, aqueles que servem de modelo para processos semelhantes.
Deixe um comentário