Joaquim Barbosa vira herói nas redes sociais

Rosto de Joaquim Barbosa no corpo do Superhomem é uma das imagens que circulam na internet

Os votos dos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, respectivamente relator e revisor do caso do mensalão que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal, tem gerado grande repercussão nas redes sociais Facebook e Twitter. Em sua maioria, os comentários são de veemente apoio à postura do primeiro e igual ênfase em repúdio ao segundo.

O apoio a Barbosa se deve ao fato de que o ministro votou pela condenação pelos crimes de corrupção e peculato de todos os réus cujos casos analisou até o momento: o deputado federal João Paulo Cunha, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, os dois sócios dele – Cristiano Paz e Ramon Hollerbach – e o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato. Para o ministro, Pizzolato também é culpado por lavagem de dinheiro.

Os votos de Barbosa, que respondem à vontade popular de que o processo do mensalão não seja mais um a “acabar em pizza”, são comentados e comemorados a cada encerramento de sessão. Fotos do ministro circulam nas redes aliadas à imagem do Superhomem, Batman e da bandeira brasileira, com legendas como “O ministro-herói”, “Super-Juiz”.

[nggallery id=15999]

Em contrapartida, Lewandowski aparece como um vilão do processo, por ter decidido pela absolvição de João Paulo Cunha – voto que também absolve Marcos Valério e seus sócios. Afirmando que um ministro “não pode se pautar pela opinião pública”, o revisor deixou claro que a repercussão do caso não o comove, enquanto sua imagem é compartilhada com a legenda “vergonha”.

Para esquentar a disputa, os dois ministros, que em seus pareceres concordam apenas sobre a culpa de Henrique Pizzolato, vem trocando farpas publicamente. Durante sessão na última semana, eles discutiram sobre a solicitação de Lewandowski para que o desmembramento do processo voltasse à pauta do STF.

“É irresponsável voltar a discutir essa questão. Isso é deslealdade”, disse Barbosa. Em resposta, o revisor acusou o relator de tentar “tumultuar” o julgamento. “Deslealdade é um termo forte que o senhor está usando. O senhor dá indícios de que esse julgamento será tumultuado”, afirmou Lewandowski.

Além dessa questão, Barbosa também questionou a exposição de Lewandowski sobre o réu João Paulo Cunha e pediu direito à palavra. Entrando nesta segunda-feira, dia 27, na sua 15° sessão, o julgamento do mensalão terá a “réplica” de Barbosa sobre as observações de Lewandowski e o revisor terá direito à sua “tréplica”, palavras que foram usadas pelos próprios ministros e sublinham a crise.


Comentários

5 respostas para “Joaquim Barbosa vira herói nas redes sociais”

  1. Avatar de lucy guimarães
    lucy guimarães

    O Ministro JOAQUIM BARBOSA tem, reiteradamente, negado sua intenção de ser candidato à Presidência da República.
    diante da atual situação do Brasil. Esperemos que ele reveja sua decisão – muito sábia e prudente, sem dúvida. Mas o Brasil precisa de JOAQUIM. Tenho certeza de que, sem se se envolver com partidos. será eleito no 1º turno e poderá escolher seus próprios auxiliares. Deus o ilumine!!Lucy Guimarães

  2. Avatar de lucy guimarães
    lucy guimarães

    É necessário lembrar ao ministro Celso de Melo que quem processou, julgou e condenou os réus não foi a “multidão” –
    como disse Barroso, com ares de nojo – mas o STF do qual eles – infelizmente para todos nós – fazem parte.
    A “opinião pública”, tão hostilizada e menosprezada por eles e outros quatro, só exige a EFICÁCIA de tal condenação. Lucy Guimarães

  3. Avatar de lucy guimarães
    lucy guimarães

    A triste realidade é que pelas nefastas escolhas de DILLULA
    O STF tem hoje seis ministros que não têm a menor noção das reais dimensões de seu cargo. Um deles nunca foi Juiz de Direito por ter sido reprovado em concurso. O Outro tem seu nome, HOJE, rolando pela Internet, ligado a um ESCANDALOSO
    CONTRATO com a ELETRONORTE, sem concorrentes, no valor de R$2.000.000,00. É a “herança maldita” que os PTralhas deixam para o povo brasileiro : um tribunal tão desmoralizado quanto o Poder Legislativo. Acorda Brasil e NÃO ELEJA PT/PMDB!!! Lucy Guimarães

  4. JOAQUIM BARBOSA, O ORGULHO DO POVO BRASILEIRO.
    LUTE PARA SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA. VOSSA EXCELÊNCIA É O
    CARA de QUEM ESSE PAÍS PRECISA.

    SOCORRO MAGALHÃES

  5. PARABÉNS MINISTRO, O SENHOR DEU EXEMPLO DO QUE É TER CARATER E DIGNIDADE, MESMO COMEÇANDO COMO FAXINEIRO, MESMO NÃO TENDO RESERVAS DE CADEIRAS NAS UNIVERSIDADES PELA COR, O SENHOR MOSTROU QUE QUANDO SE QUER SE CORRE ATRÁS, gOSTEI DE LER E SABER DE SUA HISTÓRIA, PARABÉNS POR SER EXEMPLO DE SER HUMANO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.