Jurisprudência

Já vi essa mulher antes...
Já vi essa mulher antes…

Meus caros, vocês podem nem saber o que é jurisprudência, mas é ela que está causando uma revolução em favor dos gays, nesse deserto legislativo chamado Brasil, onde ainda travamos uma batalha surrealista pelo PL 122/06, e temos gente como tia Rosângela Justino e o senador Marcelo Crivela, aquele que por baixo nivela, lutando contra nós.

Lembram-se quando eu disse que a realidade da vida atropela certas questões, que a sociedade segue evoluindo para melhor, e as leis são as últimas a chegar? A prova disso é que o Poder Judiciário já começou, há muito tempo, a aceitar os casamentos de homossexuais, para os quais não há uma lei específica, principalmente nos casos de separações e heranças. Nesses casos, aplica a lei por analogia, com base em princípios do direito, interpreta a própria Constituição Federal,  segue outros casos semelhantes já julgados, e, assim, decide caso a caso. Essa prática, esse conjunto de decisões dos tribunais acerca de uma determinada questão, isso é jurisprudência.

Aqui no Brasil temos um paradoxo: legalmente, para os homossexuais, não existe casamento, só a separação judicial, e essas se dão como com qualquer casal hétero. Isso já é praticamente garantido pela jurisprudência dos tribunais de mais de 13 estados, além do Supremo Tribunal Federal, o tribunal mais importante do país. Vou transcrever para vocês um trecho de um julgado do STF, redigido pelo Ministro Celso de Mello, que diz claramente isso:

  • “Descabe confundir questões jurídicas com questões de caráter moral ou de conteúdo religioso. Ao menos até que o legislador regulamente as uniões homoafetivas – como já fez a maioria dos países do mundo – incumbe ao judiciário emprestar-lhes visibilidade e assegurar-lhes os mesmos direitos que merecem as demais relações afetivas. Essa é a missão fundamental da jurisprudência, que necessita desempenhar seu papel de agente transformador dos estagnados conceitos da sociedade.”

Adoro quando ele fala dos outros países do mundo, e usa a expressão “Estagnados conceitos da sociedade”. Não quero dizer que virou oba oba, que qualquer biba que viveu casada tantos anos, já tem direito a metade do que é do outro, não é isso. Digo que cada caso é um caso, e casais gays e héteros já são, cada vez mais, tratados igualmente pelos juízes, quando da separação. Tenho 20 anos de advocacia, e estou adorando acompanhar isso.


Comentários

39 respostas para “Jurisprudência”

  1. A-D-O-R-O a Iasmim!!!!

    E vc, tb Lou…

    Kisses!

    gus

  2. Lourenço,

    Também estou adorando!

    Gente que não é gay e se afeta com gays se casarem são infelizes. Só pode!

    Eu vou me casar em breve e quero que todos estejam tão felizes quanto eu. Não me interessa com quem se casam e o que fazem entre quatro paredes, desde que o casal esteja bem.

    Pecado para mim é disperdiçar a própria vida tomando conta da vida do outro.

    Diversidade deixa o mundo mais bonito! Padrões são enfadonhos…

    Cresçam seus chatos homofóbicos e arrumem algo de útil para fazer na vida. Homossexualidade não é doença e não é contagiosa. Vocês têm medo de quê?

    Amor, apesar de não ser doença, é contagioso, portanto, queridos e queridas do blog, homo ou heterossexuais, eu desejo que vocês achem uma pessoa especial e vivam um grande amor. Isso faz bem para o mundo! 🙂 E, aos que já têm essa sorte, desejo ainda mais companherismo e carinho para enfrentrar a rotina diária sem desgaste. 🙂

    Beijos e abraços amorosos a todos 🙂

  3. Mais uma remanescente da “Rosimeire”…

    Ninguém merece! Mas como vivemos em democracia..

  4. Já falei, Lou!

    Tomamos conta!!! (kkkk)…

    Brincadeiras a parte, mas a visibilidade GLS é latente, é fato, não tem volta!

    E os pretendentes? Muitos?!
    😉

    kkk…

    Abração,

    gus

  5. tamta coisa que deve ser feita de extrema importancia no brazil e os politicos vao se importa gastar tempo com o que e obvil que nao pode acontecer daime lisença.

    1. Luana,
      Pedes “daime” do Santo Daime? Não ficou claro….

  6. isso e um abisurdo pois se fosse pra dois homens ou duas mulheres se casarem deus tinha feito pessoas so de um sexo nao de dois..

  7. Meu caro, adorei. Beijas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.