Matematicamente falando

O Campeonato Brasileiro chega a sua reta final. Com apenas mais nove rodadas, as equipes começam a correr atrás das estatísticas e a planejar números, seja para sair do sufoco, seja ou para alcançar as melhores colocações.

A única certeza que o campeonato já nos deu foi o descenso do Náutico para a segunda divisão. Com apenas 17 pontos e 19% de aproveitamento até agora, a equipe pernambucana não tem mais chances de figurar entre a elite do futebol nacional em 2014.

O líder Cruzeiro está com nove dedos na taça. A equipe mineira tem 96% de probabilidade para conseguir o tricampeonato. Grêmio, Botafogo e Atlético Paranaense ainda seguram o mindinho e ficam na esperança de um tropeço da Raposa.

Na briga por uma vaga na Libertadores da América, 15 equipes ainda mantém esperança, uns mais, outros menos, segundo as porcentagens. Grêmio, com 94% de chances, Atlético-PR com 87% e o Botafogo, com 76%, estão bem perto da vaga. Vitoria e Goiás, os dois com 14%, em boa fase, ainda sonham com a competição continental . O restante das equipes com possibilidades precisam de um milagre, já que, na matemática, possuem 5% ou menos de chances.

Já na briga desesperada pela fuga do rebaixamento, tem muito time grande suando frio nessas últimas rodadas. Vasco com 55%, Coritiba com 40%, Fluminense e Bahia com 17% são as principais equipes que podem aparecer na série B do ano que vem.  São Paulo e Corinthians não estão muito longe da queda. As duas equipes possuem 8% de chances de cair.

A pontuação necessária para escapar da zona de rebaixamento é de aproximadamente 48 pontos.

Confira os próximos confrontos do Campeonato Brasileiro:



Comentários

Uma resposta para “Matematicamente falando”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.