Melhora avaliação do consumidor sobre mercado de trabalho, diz FGV

Foto: Camila Domingues/ Fotos Públicas  (10/02/2015)
Foto: Camila Domingues/ Fotos Públicas (10/02/2015)

Segundo o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), elaborado pela Fundação Getúlio Vargas e publicado nesta terça-feira (8), a opinião do consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho atual teve melhora de 1,4% de julho para agosto deste ano, após sete meses consecutivos de resultados negativos.

O resultado de agosto do ICD foi influenciado principalmente pelo componente que mede a percepção da dificuldade de se obter emprego entre aqueles consumidores com renda familiar total até R$ 2,1 mil. 

Outro indicador pesquisado pela FGV, o de Antecedente de Emprego (Iaemp), por outro lado, recuou 2,6% no período. Com o resultado, o índice atingiu o menor nível desde janeiro de 2009. A taxa avalia a opinião de consumidores e empresários da indústria e dos serviços sobre o mercado de trabalho para os próximos meses.

De acordo com a FGV, os piores componentes do Antecedente de Emprego foram as avaliações dos empresários de serviços sobre a situação atual de seus negócios e dos empresários da indústria sobre a tendência dos negócios para os próximos seis meses.


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