Minas conquista maior número de medalhas na Olimpíada do Conhecimento

Realizada de dois em dois anos, a Olimpíada do Conhecimento está em sua oitava edição. Foto Divulgação
Realizada de dois em dois anos, a Olimpíada do Conhecimento está em sua oitava edição. Foto Divulgação

Mais de 700 jovens de todo o país participaram da última Olimpíada do Conhecimento, sediada neste ano em Belo Horizonte, Minas Gerais. A premiação ocorreu na noite deste domingo (7). O anfitrião do evento, o estado de Minas, foi o que ganhou o maior número de medalhas na competição. Ao todo, foram 46, entre ouro, prata e bronze. São Paulo aparece na segunda posição, com 36 medalhas no total, porém com maior número de medalhas de ouro, totalizando 21. No ranking geral, Santa Catarina ficou na terceira posição, com 18, Alagoas, com 13, e o Paraná, com 11. Os demais estados e o Distrito Federal receberam menos de dez medalhas. A lista completa com os ganhadores está no site da Olimpíada.

Realizada de dois em dois anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Olimpíada está em sua oitava edição e é a maior competição de educação profissional das Américas. O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, destacou a importância da educação profissional para o país. “A juventude brasileira, quando lhe dão oportunidade, vai agarrá-la com talento, perseverança e equidade. A excelência é apenas uma consequência disso”.

Os jovens participaram de provas que ocorreram até o último sábado (6) e foram premiados de acordo com o desempenho. Os competidores, todos estudantes ou formados em cursos técnicos, tiveram que desenvolver atividades do dia a dia de suas profissões.

A dupla de São Paulo, Guilherme Vale dos Santos e Lucas de Sousa Rodrigues, foi a que obteve a melhor média entre os participantes da competição. Além de campeões estaduais, eles levaram o ouro na modalidade robótica móvel. Cada um levou para casa duas medalhas e um troféu.

Os melhores colocados concorrerão a vagas na etapa mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será em São Paulo. Eles terão de passar por provas e atingir o índice técnico exigido em sua modalidade. No Mundial, 1,2 mil competidores de 60 países vão disputar medalhas em 49 ocupações do setor industrial e de serviços.

Com informações da Agência Brasil


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.