O congressista Newt Gingrich, da Geórgia, deixou nesta quarta-feira, dia 2, a disputa pela candidatura republicana à presidência dos Estados Unidos. Com a desistência de Gingrich, apenas Mitt Romney, com 841 delgados e virtual vencedor das prévias, e Ron Paul, com 76, permanecem na disputa.
No seu discurso de renúncia Gingrich não citou o nome de Romney, mas conclamou os partidários a se unirem em favor do candidato escolhido, seja ele qual for. “Todos nós temos uma obrigação, acredito: fazer todo o possível para derrotar Barack Obama”. Para ganhar a vaga na disputa o pré-candidato Republicano precisa de 1.114 votos na convenção nacional do partido, em 27 de agosto.
Além de Gingrich, Rick Santorum, que tinha 217 delegados e era o candidato com maior potencial para desbancar Romney, desistiu da disputa em abril. As eleições americanas acontecem em 6 de novembro. Obama, atual presidente, já é o candidato do partido Democrata. A última pesquisa do instituto Gallup, de 21 de abril, mostrou uma vantagem de 7% para Obama, que tem 50% das intenções de voto contra 43% de Romney.
As pesquisas por estado também mostram vantagem para o candidato Democrata. As eleições nos Estados Unidos são indiretas, e cada estado tem um determinado número de delegados no Colégio Eleitoral. Normalmente o candidato vencedor no estado ganha todos os delegados. Hoje Obama sairia vencedor em 19 estados e levaria 271 delegados para o Colégio Eleitoral. Já Romney tem vantagem em 15 estados, dos quais 7 dividem os votos proporcionalmente entre o vencedor e o perdedor, e teria 141 votos.
Os estados do Arizona, Colorado, Flórida, Iowa, Michigan e Missouri, que concentram 81 votos, estão indefinidos, e são os swinging states deste ano, onde as eleições provavelmente serão decididas. Outros 10 estados não realizaram pesquisas de intenção de voto.
Deixe um comentário