O jogo de todos os jogos

140617_Pledge_for_Peace_VIP_mk_214
No mundo inteiro, muitas pessoas estão assistindo à Copa do Mundo de 2014 no Brasil. É incrível ver como os melhores jogadores se unem uns contra os outros, tentando vencer. Mas o que faz com que esses jogadores sejam os melhores? Bem, eles tiveram um foco bem claro, um foco muito claro e se esforçaram bastante. Eles treinaram e treinaram, não apenas suas mentes, mas seus corpos, para jogar e ganhar.

Estou aqui para falar com você sobre a paz. Alguém pode pensar: paz e esportes, o que isso tem em comum? Poderiam estar a milhas de distância um do outro, mas isso não é verdade. Porque, à medida que as pessoas vêm mostrar suas habilidades, mostrar que são os melhores entre os melhores, jogar esse jogo com regras muito específicas e objetivos muito específicos, da mesma forma, nós também, como raça humana, precisamos nos unir para jogar o jogo supremo. Esse jogo é contra a ignorância, é contra a fome no mundo. O jogo é contra tudo o que está arruinando a reputação da humanidade.

Nós precisamos nos unir de uma forma muito concentrada, muito bonita, todos nós do mundo inteiro, focados e treinados. Treinados em quê? Treinados em nosso interior. Treinados para ser um com esse poder contido em cada um de nós.

Esse será um jogo contra a ganância, contra a pobreza e contra a fome. Este será o jogo contra todas as coisas que não estão permitindo que a raça humana floresça. Não temos escolha. Nós, todos nós na face da Terra, precisamos vencer, temos de vencer, porque é isso o que é importante.

Houve muitos milhões de anos de evolução para que pudéssemos existir. Não estamos na Terra há tanto tempo assim, relativamente falando. Mas o que realizamos? Como raça humana, sim, estivemos na Lua, e sim, fizemos tantas coisas, mas o que realizamos um pelo outro, para cada ser humano?

A ciência nos levou e nos colocou na superfície da Lua. Esse é um feito incrível. Mas o que fizemos pelo outro? O que fizemos? Será que realmente trouxemos paz entre nós? Será que realmente trouxemos paz para nós mesmos? Essa será a nossa maior glória. A paz será a maior realização da humanidade.

A questão é: podemos nos unir com esse foco? Podemos nos unir nessa direção? Podemos jogar o jogo de todos os jogos em que toda a nossa criatividade, nossos pensamentos, nossas possibilidades, pelo menos por uma vez, estarão focados, não em destruir o mundo, mas em fazer um céu aqui na Terra?

É um grande feito ir à Lua, um grande feito ser capaz de voar e um grande feito ser capaz de explorar as incríveis profundezas do oceano. Mas precisamos colocar nossa atenção e nosso foco em fazer deste precioso planeta Terra um céu para todos nós. De forma que as pessoas não passem fome, de forma que as pessoas estejam em paz, vivam e aprendam a viver juntas. Nosso foco não deveria ser construir ferramentas incríveis para nos destruirmos, mas para ajudar uns aos outros a trazer a beleza para todos no planeta.

Será um esforço em equipe, e não apenas de uma pessoa. Todos nós seremos os membros da equipe a ir além das fronteiras de países, cidades e vilas. Atravessando barreiras de idioma e cultura, cruzando quaisquer barreiras que criamos e abraçando a possibilidade da paz.

Esse, meus amigos, será nosso jogo final e o melhor de todos, porque, então, não apenas uma geração, mas geração após geração após geração será capaz de dizer: sim, nós conseguimos. Não só fomos à Lua, não só exploramos o espaço, não só fizemos deste planeta um lugar mais habitável para todos nós, mas fizemos algo pelo outro. Fizemos uma tentativa, um esforço, para trazer um pouco do céu aqui na Terra. E se isso pode acontecer, e é claro que pode, assistir a esses eventos esportivos é um testemunho da capacidade humana.

Porque quando há foco, treinamento, entendimento e desejo, podemos nos unir para aproveitar essa oportunidade e fazer acontecer o melhor de todos os jogos.

Por muito tempo os jogos que jogamos foram com a ignorância. E quem ganhou até hoje? Não fomos nós! A ignorância tem vencido. Chegou a hora de derrotar a ignorância. A pobreza tem vencido; é hora de derrotar a pobreza. A fome tem vencido, é hora de derrotar a fome.

Todas essas coisas que não pertencem à era em que existimos precisam desaparecer, e o que precisa vir, o que precisa ser acolhido é a paz. E quando esses elementos negativos forem derrotados, a paz estará lá.

A paz está no coração de cada ser humano à espera de ser descoberta, mas assumimos tantas outras coisas e essas coisas precisam ser descartadas. Simplicidade, determinação e foco, isso é o que é necessário para responder a este momento, a esta possibilidade, porque não vamos viver para sempre. Acredite, se um ser humano vive por cem anos, são apenas 36.500 dias, isso é tudo. Não importa o que fazemos, seja qual for nossa coroa de glória, precisamos espalhar um pouco de bondade neste mundo, bondade um pelo outro, porque não se trata de protocolos, trata-se de seres humanos e precisamos fazer acontecer.

Desta pequena mensagem, seja o for que você levar para casa, entenda que essa é a possibilidade
Você sabe e eu sei que, se fosse para ganhar, este mundo seria um lugar lindo, mas bem diferente. E essa é uma determinação que cada membro da equipe precisa ter. Muitos dirão: “Bem, existem 7,5 bilhões de pessoas na Terra, como você vai sincronizar todos?” Bem, foco é isso. Treinar, focar, focar, focar.

É por nossa falta de foco que o mundo está em um lugar tão estranho hoje. É com o nosso foco que ele poderá ser esse pequeno paraíso, não só para nós, mas para todas as gerações futuras.

* Humanitarista, filantropo e embaixador da paz, Prem Rawat viaja pelo mundo há mais de quatro décadas, discorrendo sobre a possibilidade de paz para milhões de pessoas. Já discursou em parlamentos e fóruns internacionais, entre eles a Organização das Nações Unidas, e universidades, como Oxford e Harvard, tendo recebido importantes honrarias. A seguir, uma bonita e importante mensagem dele a favor da paz 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.