A exposição coletiva Pernambuco Convida inaugura nesta terça-feira (9), às 19 horas, na Galeria Arte Plural, em Recife. Primeiro, Pernambuco convida São Paulo a mostrar suas produções fotográficas. Depois, São Paulo recebe as obras de Pernambuco. O projeto apresenta-se como uma forma de intercâmbio visual com bagagens culturais, sociais, brasileiras.
[nggallery id=14397]
Para a primeira edição do projeto, onze artistas foram escolhidos pela jornalista e crítica de fotografia, Simonetta Persichetti. A seleção traz os pernambucanos Teresa Maia, Cláudia Jacobovitz, Mariana Guerra, Matheus Sá e Alexandre Belém interagindo com os paulistas Fernanda Prado, Celisa Beraldo, Marcello Vitorino, Gabriel Boieras, Luciana Cattani e Paula Cinquetti.
A proximidade entre os trabalhos pode ser detectada em suas mais diversas formas e não exclusivamente no tema central dos ensaios, que foram todos livres. “Não é só para mostrar, por exemplo, Pernambuco fotografa o samba e São Paulo fotografa o samba. A gente quer mostrar a diversidade, olhares diferentes dentro do Brasil. A intenção é fazer um intercâmbio de olhares e montar um panorama da fotografia nacional: o que está sendo produzido, o que está sendo fotografado no Brasil”, esclarece Simonetta.
Segundo a curadora, a escolha dos artistas foi baseada numa questão estética, em fotos que conversassem entre si. Sendo assim, a exposição deve percorrer as luzes vermelhas explosivas da obra da pernambucana Mariana Guerra até chegar nos vermelhos exibidos e refletidos pelas pessoas fotografadas por Paula Cinquetti, de São Paulo. Outro exemplo são as casas do repórter-fotográfico Alexandre Belém, que se relacionam indiretamente com as clicadas por Fernanda Prado. As primeiras mostram-se vazias e escuras, enquanto as segundas abrigam gerações e memórias familiares.
Ao todo, 30 imagens ficam em exposição na Arte Plural até 25 de abril e, em seguida, serão recebidas em São Paulo pela Galeria Território da Foto. A ideia, segundo a curadora do projeto, é que a cada ano Pernambuco convide artistas de outro Estado para participar da exposição, permitindo que o público viaje o País e seus diferentes olhares através das obras escolhidas.
|
Deixe um comentário