Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Primeiro título do novo selo infantojuvenil da Boitempo, Boitatá, o livro integra a coleção Livros para o Amanhã, publicada originalmente na Espanha, na década de 70, pós-ditadura franquista. Reeditados pela Media Vaca, os títulos chegam ao Brasil em momento oportuno. Com texto conciso, de viés didático e nada simplista, A Democracia Pode Ser Assim apresenta os princípios básicos de uma organização social democrática. Destaque para as colagens incríveis de Marta Pina, que, de modo lúdico, exploram com criticidade as relações sociais. Na edição brasileira foram incluídos texto de Leandro Konder e fotos de infância de vários colaboradores da editora.

A Democracia Pode Ser Assim
Equipo Plantel. Ilustrações: Marta Pina.
Boitatá, 52 páginas.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Segundo volume da coleção Livros para o Amanhã, que terá ainda os títulos O que São Classes Sociais e As Mulheres e os Homens. Uma galeria de ditadores abre as guardas do livro, onde foram incluídos, para a edição brasileira, Geisel e Médici. O personagem principal é um ditador hipotético, apresentado em sua rotina diária de mandos e desmandos. As ilustrações coloridas de Mikel Casal enfatizam conceitos do texto, como repressão, censura, corrupção, igualdade e liberdade, explorando geometricamente o espaço com setas e balões de diálogo. Há ainda um texto final assinado por Ruy Braga e uma charge de Laerte sobre democracia no Brasil.

A Ditadura É Assim 
Equipo Plantel. Ilustrações: Mikel Casal. 
Boitatá, 52 páginas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O livro, assinado por muitas mãos, foi produzido com apoio de financiamento coletivo, incluindo oficinas com crianças para discutir noções de política. A multiplicidade de vozes e perspectivas se destaca. O texto em versos apresenta personagens que se relacionam com o exercício do poder: rei, cacique, escrava, militar, prefeita, professora. As consequências de cada modo de governar, assim como de se opor, são apresentadas de maneira direta e acessível. As imagens coloridas lembram colagens sobrepostas e expandem o texto, trazendo para discussão assuntos como gênero e estereótipos. Disponível gratuitamente: https://livroquemmandaaqui.wordpress.com

Quem Manda Aqui? Um Livro Sobre Política para Crianças
André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun.
Companhia das Letrinhas, 48 páginas.

*Cristiane Tavares é mestre em literatura e crítica literária pela PUC de São Paulo.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.