YAAAAAY. Depois do drama da última edição, hoje estamos saidinhos… Vem gente! Confira os fatos, notícias e babados fortes que rolaram: QUE SEMANA! no ar!
1- Copa das copas
Alô galera, parece que #NãoVaiTerCopa mesmo:
Brincadeira. A Brasileiros sabe que muita coisa triste aconteceu – desocupações, violência das PMs nas manifestações e na periferia (e ninguém concorda com esses absurdos) -, mas fato é que a Copa do Mundo vai acontecer daqui a 18 dias. Vai ter muita gente manifestando suas opiniões e insatisfações, assim como vai ter muitas outras pessoas festejando seus times. E todos tem esse direito garantido.
Nesse clima, a edição de maio da Revista Brasileiros destacou os vinte anos do tetra e os perigos do mundial contra a infância (pauta que ganhou o prêmio Tim Lopes deste ano). Leia o editorial.
A midiazona também sabe que Vai Ter Copa, Sim. E depois de meses noticiando os gastos da Copa como uma coisa só – misturando números de investimentos em estádios com gastos orçamentários – ela decidiu tardiamente rever a pauta. Como fez a Folha de S.Paulo, na última sexta-feira (22), ao falar de de onde vem a grana da Copa.
É pessoal, #VaiTerCopa, #VaiTerProtesto, #VaiTerFesta e #VaiTerWalkAgain. Falando nisso, na quarta-feira (21), o geneticista Francis Collins, ex-diretor do Projeto Genoma, conheceu o Projeto Walk Again, do brasileiríssimo Miguel Nicolelis e se disse encantado com o exoesqueleto que vai dar o pontapé inicial da Copa.
2- “Pro recalque passar longe”
Na sexta-feira (23), Luiz Felipe Scolari, nosso Felipão, ministrou palestra sobre liderança no mundo dos negócios e afirmou que, caso conquistemos o Mundial, ele vai reagir com um beijinho no ombro (veja vídeo)!
3- Greve dos motoristas, contradições e o caos em SP
Na terça-feira (20), a cidade de São Paulo parou diante de uma paralisação de parcela dos motoristas e cobradores de ônibus. Eles se diziam descontentes com o reajuste de 10% aprovado por assembleia e decidiram bloquear algumas avenidas e terminais de São Paulo. O resultado foi este:
O prefeito Fernando Haddad ficou surpreso com os atos: “Foi uma penalização para a população que foi injustificável e inadmissível. Somos todos trabalhadores. Como é que se toma uma atitude dessas sem sequer anunciar quem você é e qual sua motivação para tomar uma atitude tão radical como essa? Ainda mais contrariando a direção do sindicato, o que ainda é mais incomum”.
>> Para entender: Sindicato grevista tem histórico de desvios de verba e assassinatos, fato que deu força à hipótese de que o movimento grevista foi organizado por opositores da atual gestão.
4- Chateadíssima com essa situação
Tempos efervescentes, sim! Na quinta-feira (22), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) realizou ato contra a Copa do Mundo em São Paulo, que reuniu 15 mil pessoas e parou o trânsito. Uma das pessoas que ficou parada, em função da manifestação, foi a apresentadora Ticiane Pinheiro. Ela publicou uma foto no Twitter em que criticava o protesto. Na sexta, o MTST respondeu com uma montagem:
Ticiane indignada com o trânsito, claro, virou meme e ganhou um Tumblr.. “Até quando?????”. Hehe.
5- Sete em cada dez pessoas do mundo tão achando da hora a vida
Bom, isso segundo o instituto de pesquisa Gallup Poll, publicada na quarta-feira (21). A pesquisa ainda indicou que os latino-americanos possuem um maior otimismo, apesar da incerteza de Ticiane Pinheiro.
Entre os dez países onde mais emoções positivas são registradas, com exceção da Dinamarca, todos estão na América Latina. O Paraguai lidera o índice de curtição e otimismo, seguido por Panamá, Guatemala, Nicarágua e Equador. O pessoal de Costa Rica, Colômbia, Honduras, Venezuela e El Salvador também acreditam que tudo vai dar certo.
6- Treta digital
A influência de Dilma Bolada nas redes sociais e a proximidade das eleições tem assustado a direita. Tanto que um dos assuntos mais falados nesta semana foi sobre o PSDB e sua tentativa frustrada de comprar Dilma Bolada por R$ 500 mil. Jeferson Monteiro, o criador do Dilma Bolada, denunciou esquema para levá-lo para equipe de Aécio, na segunda-feira (19).
“Resolvi expor tudo isso aqui porque eu há mais de 1 ano venho sido constantemente atacado por pessoas dessa corja. Sujos e cínicos que têm a capacidade de inventarem mentiras absurdas que vão desde histórias de que mantenho ‘ligação direta com a Presidenta’ até ‘de sou pago com o dinheiro público e recebo R$120 mil/mês’ como foi dito recentemente num blog de simpatizantes tucanos. Não Pedro Guadalupe, eu não quero o dinheiro sujo de vocês. Diferentemente de você eu tenho caráter”, explicou.
7- Lei Geral da Copa e o pagodão!
E a Lei Geral da Copa, assinada em 2012, que instituiu as regras, direitos e deveres da Fifa antes, durante e depois da Copa do Mundo, abriu um grande espaço para que a entidade solicitasse 236 pedidos de registro de marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Entre esses pedidos está a palavra Pagode, que até 31 de dezembro de 2014 integra o grupo de expressões, imagens e palavras que não podem ser utilizada em atividades comerciais que não sejam ligadas a Federação Internacional de Futebol. Polêmica.
8- Golpe comunista arquitetado pela Fifa
Já que estamos falando tanto no mundial de futebol, saiba na segunda-feira (19), o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) levantou uma inusitada questão em sua página do Facebook. Ele compartilhou um frame do clipe “We Are One (Olé, Olá)”, onde se vê uma bandeira cubana, seguida da pergunta: “Se Cuba não está na Copa… Porque sua bandeira está no clipe da Copa?”. Ele deixou no ar a pergunta insinuando uma ligação entre o evento esportivo, o governo brasileiro e o governo cubano. Conspirações geopolíticas ou apenas a sugestão de integração dos povos, no clipe é possível ver também as bandeiras de Bahamas, Dinamarca, Finlândia, Guatemala, Israel, Suécia, África do Sul, Bolívia, Djibuti, Escócia, Nicarágua, Omã, Panamá, Peru, República Dominicana, Somália, Trinidad e Tobago e Venezuela.Todos países que não jogarão a Copa. Veja a postagem:
9- Um mundo de selfies
Não estamos fazendo metáfora, não. É que para comemorar o Dia da Terra – 22 de abril –, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) pediu que todo mundo (literalmente) compartilhasse uma selfie com hashtag #GlobalSelfie. A ação mobilizou mais de 50 mil pessoas de 113 países e então a agência espacial decidiu usar as imagens para criar um enorme mosaico interativo que forma a imagem do planeta Terra visto do espaço. Ao dar zoom na imagem do planeta é possível ver cada selfie individualmente. Bom, poderia ser uma metáfora, sim.
10- Precisão de um salvamento
Ufa. Coragem, reflexo e solidariedade. Nesta semana, foi divulgado um vídeo de um homem salvando uma criança que caía de um prédio de Zhongshan, cidade localizada em Guangdong, na China. Muito assustada com uma tempestade, a criança, que estava sozinha, se jogou da janela. Veja o momento.
11- O primeiro comercial com beijo gay
Esta semana, foi para o ar o primeiro comercial com beijo gay da tv brasileira, criado pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL), em parceria com o Ministério Público do Trabalho. A Campanha, exibida na Paraíba, tem o tema “O amor une, a homofobia, não!“
12- Ibope, eleições e ironias da vida
Pesquisa divulgada na sexta-feira indica Dilma vencendo no primeiro turno, com 40% das intenções de voto. Aliás, todos os candidatos cresceram em relação à pesquisa anterior, reduzindo o percentual de indecisos.
Ainda sobre política, nesta semana, foi anunciado que o jornalista Otavio Cabral, um dos editores-executivos da revista Veja, vai integrar o núcleo de coordenação da campanha do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência da República. Leia aqui. O assunto se espalhou pelas timelines justamente pela linha editorial do semanário. Aécio foi assunto também ao responder a pergunta sobre cocaína.
13- Agenda
Duas dicas da Brasileiros Editora, para quem está em São Paulo: na segunda-feira (26), acontece o debate sobre futebol e literatura, mediado por nosso editor Daniel Benevides. Imperdível. A segunda dica é o Seminário Energia: Brasil + 10, que acontece na terça-feira (27), com o perdão do trocadilho. Desta vez, o objetivo é discutir as matrizes energéticas e os desafios do setor. Serão dois painéis – o lado da oferta e o da demanda -, com quatro mesas de discussão. O evento reuniu nomes importantes e representantes de cada matriz energética, como Edilson Lobão, ministro de Minas e Energia; Zilmar José de Souza, gerente de Bioeletricidade da UNICA; Othon Silva, diretor-presidente da Eletrobras Eletronuclear; Marco Antônio Martins Almeida, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, do Ministério de Minas e Energia; entre outros. Os dois eventos são gratuitos.
14- Chega!
Até mais, meus amigos! Boa semana!Leia as outras edições do QUE SEMANA! Bônus: Como seriam as obras de se elas fossem ‘photoshopadas’ para os padrões de beleza atuais? Veja na galeria abaixo:
Deixe um comentário